17 bairros são considerados infestados pelo mosquito Aedes Aegypti, em Blumenau
A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), divulgou nesta terça-feira (05) dados alarmantes sobre a situação da dengue em Blumenau. Atualmente, dos 35 bairros da cidade, 17 são considerados infestados e são monitorados diariamente. São eles: Água Verde, Centro, Do Salto, Escola Agrícola, Garcia, Fortaleza, Itoupavazinha, Itoupava Norte, Itoupava Seca, Jardim Blumenau, Ponta Aguda, Salto do Norte, Tribess, Velha, Velha Central, Vila Nova e Victor Konder.
De janeiro até a última segunda-feira (04) foram registrados cerca de 1.958 focos com larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya, na cidade. Até agora foram registradas 1.063 notificações, sendo que 287 são de casos confirmados e 646 aguardam o resultado do teste.
A Prefeitura de Blumenau segue fazendo visitas de orientação nas casas das regiões que apresentam número de foco elevado. Além disso, também fazem a pulverização manual com Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido como fumacê, nos bairros Garcia, Velha Itoupava Norte, Água Verde e Vila Nova. A ação acontece diariamente a partir das 5h da manhã.
Sinais e sintomas
A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.
As pessoas que apresentem os sintomas da doença devem procurar atendimento nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) ou Unidade de Saúde da Família (USF). A busca por atendimento em caso de suspeita permite evitar o agravamento do quadro e inclusive a evolução para o óbito.
Foto: Divulgação/Reprodução