DestaquesSegurança

Apenas heróis possuem em si o gesto incansável de salvar vidas

Foram mais de 10 horas de trabalho intenso que resultou no resgate de uma vida após um soterramento de aproximadamente 5 toneladas de terra por conta de um deslizamento de um barranco numa obra de construção civil às margens da Via Expressa em Blumenau. A tragédia, visivelmente provocada pela ação humana ocorreu por volta das 11h50min de ontem (27) e resultou na morte de dois trabalhadores da construção.

O trabalho dos socorristas do Corpo de Bombeiros Militar e do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) só chegou ao fim por volta das 22h30min, depois que o sobrevivente, Ademir José Ferreira, de 42 anos, foi retirado de dentro da sapata onde ficou soterrado e encaminhado ao Hospital Santo Antônio. Cerca de uma hora e meia depois o corpo de Elson José Padilha, de 32 anos, segunda vítima fatal o acidente, já que o corpo de Romeno Geraldo da Silva, de 28 anos foi localizado por volta das 14h.

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Receba em primeira mão nossas notícias via WhatsApp
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram

Foram mais de 10 horas de trabalho por parte dos socorristas, que contaram também com o auxílio da Defesa Civil do Município, da Guarda Municipal de Trânsito, da Polícia Militar e diversos outros órgãos. O
papel central na busca pelos soterrados foi digno de quem merece ser alçado ao status de “herói”, já que são eles que lutam intensamente pela vida, mesmo tendo que lidar com o encontro contínuo de vidas perdidas. No caso desta quarta-feira, o enfrentamento contra o tempo ao mesmo tempo com os cuidados necessários para o resguardar a vida do sobrevivente evitando para que ele não sofresse nenhum trauma físico.

Mesmo com todas as complicações, foco e empenho um bombeiro conduzia paz e tranquilidade ao vir de tempo em tempo trazer as informações concretas do resgate para que a imprensa pudesse atualizar a sociedade sobre como tudo estava ocorrendo. Um verdadeiro porta-voz na cena, o capitão dos bombeiros Filipe da Silva Daminelli, surgiu diante das nossas lentes demonstrando serenidade com os dados, desde o início até o término da ocorrência, quando finalizou dizendo que todos os socorristas envolvidos possuíam naquele momento a sensação de “dever cumprido” e de “celebração pela vida salva”.

A sensibilidade e a força transmitida pelos bombeiros que trabalhavam ali, foi reverberado em uma corrente de boas ações por parte dos espectadores do Notícias Vale do Itajaí (NVI), que em cada “live” do local nas redes sociais retribuíam com mensagens de fé e esperança em reconhecer o esforço das equipes. “Parabéns a todos os bombeiros e todas equipes que estiveram dando apoio e participando de cada minuto desta ocorrência Deus abençoe a todos” escreveu a internauta Solange Almeida Muller na fanpage do NVI. “Parabéns a vcs que são verdadeiros anjos, heróis” comentou a leitora Debora de Souza ao prestar sua homenagem.

No fim, o cansaço foi vencido pela superação pelo alívio de que sabiam que o objetivo foi alcançado, resgatar as vítimas acreditando até o fim que vidas poderiam ser salvas. Nossas fotos exclusivas mostram os bombeiros completamente sujos de terra, que de praças a oficiais mergulharam juntos na missão o que revela a ação solidariedade à vida alheia. Durante todo o tempo, os bombeiros também tinham contato direto com as famílias das vítimas, que acompanharam de perto o resgate.

Fotos: Jefferson Santos / Notícias Vale do Itajaí
error: Conteúdo Protegido !!