As conquistas de Cláudio Varela, frente a gerência regional da Celesc, em Blumenau
O Notícias Vale do Itajaí, conversou com Cláudio Varela, gerente regional da Celesc de Blumenau, que atende a 16 municípios da região. Ele falou sobre os investimentos proporcionados pela Distribuidora de Energia Elétrica para diminuir o custo ao consumidor e do que está feito para se proporcionar um atendimento ao publico.
Acidentes de trânsito, como colisões em postes e temporais ,são os tipos de ocorrência que mais afetam a comunidade, quanto a falta de recebimento de energia. Para evitar transtornos a uma grande parcela de consumidores nesses momentos, a Agência Celesc Blumenau está investindo em religadores automáticos, que permitem manobras para que apenas as unidades consumidores próximos da ocorrência fiquem sem energia, enquanto o conserto é realizado, e não uma grande parcela de imóveis.
“Durante os últimos anos, a Celesc vem investindo fortemente para diminuir as ocorrências de queda de energia… com relação aos religadores, começamos com 30 em Blumenau, esse número vem aumentando gradativamente e hoje já temos 116 instalados, sendo que o objetivo é chegar a pelo menos 300” afirmou Varela, ao explicar que com esses equipamentos, apenas cerca de 3 quilômetros de onde ocorreu o acidente na rede, fiquem sem o recebimento de energia até que a rede seja reparada, e não uma grande área.
>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Receba em primeira mão nossas notícias via WhatsApp
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram
Outra questão tratada por Claúdio Varela foi o atendimento ao público, que com investimentos na plataforma digital da empresa, cerca de 90% dos atendimentos podem ser feito através do site da Celesc. “O cliente que precisar pedir ligação, religação por conta de corte relacionado a ausência de pagamento de fatura, solicitação de segunda via podem ser solicitadas através do site, por exemplo… mesmo assim estamos proporcionando melhorias para o atendimento presencial.” enfatizou.
O gerente também comentou sobre as novas admissões de pessoal, proporcionadas por concursos públicos, que devem proporcionar a vinda de cerca de 20 novos eletricistas para a região e mais entre 3 e 4 técnicos e 2 engenheiros ainda este ano.
Uma outra questão relacionada ao objetivo de baixar custos, que terão reflexo direto na fatura do consumidor é o combate a fraudes (furtos de energia). “Vamos atacar fortemente para reduzir o valor final da fatura, tanto para diminuição de perdas relacionadas a perdas na rede de distribuição, quanto ao furto de energia. Estamos com pessoa sendo capacitado em Florianópolis, para realizar fiscalizações, já que hoje a perda comercial é de cerca de 9%, é muita coisa que o consumidor honesto acaba pagando” concluiu Varela, lembrando que essas fraudes são consideradas crimes e que já teve até empresários condenados aqui na região, pela prática.