DestaquesGeral

Coronavírus: Álcool em gel em falta e medo contagioso

Em meio à pandemia do Covid-19, o medo que toma conta da população acaba sendo tão contagioso quanto o vírus. Imagens de pessoas usando máscaras, cobertas por plástico, cidades em quarentena e, principalmente, prateleiras de supermercados vazias em determinados lugares do mundo, assustam. Mais do que o coronavírus, o pânico que se espalha também é nocivo.

Em Blumenau, a maioria das farmácias já estão sem estoque de álcool em gel. Quando o produto volta às prateleiras, elas são rapidamente esvaziadas. “Não dura nem uma hora praticamente“, diz a atendente da farmácia por telefone. Além disso, a maioria das farmácias da cidade não têm uma previsão da reposição do produto, pois a demanda é alta demais.

Essa situação se estende por todo o mundo. Inclusive, pessoas são vistas comprando mais do que o necessário, o que acarreta na falta para os demais indivíduos que também necessitam do produto. Em São Paulo, por exemplo, um supermercado chegou a limitar a compra de álcool em gel por pessoa, de acordo com o Estadão.

A demanda das máscaras de pano também aumentou. No entanto, especialistas recomendam que elas só devem ser usadas por quem está com suspeita de estar doente, para não contaminar os demais ao redor.


FakeNews

Outra situação preocupante é a propagação de notícias falsas a respeito do vírus. Para combatê-las, o Ministério da Saúde desenvolveu aplicativos com informações importantes a respeito da pandemia, inclusive uma plataforma que desmente as FakeNews sobre o coronavírus.


Foto: Lucas Borges Teixeira / UOL

error: Conteúdo Protegido !!