Governador de SC prorroga restrição de convívio social por mais sete dias
O Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, anunciou neste domingo (29), a prorrogação do período ao convívio social no estado por mais sete dias a partir de quarta-feira, 1º de abril. A renovação do decreto atende às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prevenção ao contágio do coronavírus. O comércio permanecerá fechado, exceto as atividades consideradas essenciais.
O número de pacientes com coronavírus no estado chegou a 197 neste domingo. No total, 38 municípios de todas as regiões de SC registraram casos da doença. Além disso, há cinco pacientes que residem em outros estados e três em outros países. Com o relatório atualizado, Indaial passou a fazer parte da lista das cidades catarinenses com infectados pelo vírus. Santa Catarina segue com uma morte por Covid-19.
Durante a reunião com prefeitos, Moisés solicitou que as medidas adotadas nas cidades estejam iguais às definidas pelo Governo do Estado.
“Vidas não têm preço. A economia e os empregos nós poderemos recuperar, mas as vidas não. O momento é de ficar em casa. Vamos seguir as recomendações das autoridades de saúde, inclusive do ministro Luiz Henrique Mandetta, que ontem atestou que a melhor forma de manter o controle do coronavírus é o isolamento social“, ressaltou Carlos Moisés.
De acordo com ele, a determinação também se baseia na experiência de cidades e países que demoraram a agir e agora não têm capacidade para conter o avanço da Covid-19. A medida está alinhada ao que propõe o Ministério da Saúde, para que o Sistema Único de Saúde (SUS) tenha tempo de preparar melhor a estrutura e os profissionais de saúde.
Foto: Mauricio Vieira / Secom SC