Arcanjo-04 transporta homem de Chapecó a Blumenau para transplante cardíaco
Na manhã desta terça-feira (7), por volta das 9h30, o avião Arcanjo-04 foi acionado para transporta um homem, de 47 anos, com problemas cardíacos, de Chapecó para Blumenau, para que ele fosse submetido a um transplante cardíaco.
O paciente tem miocardiopatia dilatada, com severa disfunção sistólica, e estava internado no Hospital Regional Teresinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste. Ele foi transportado até o aeródromo Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó. De lá, foi transportado, pelo avião Arcanjo-04, até o aeródromo regional de Blumenau, de onde foi conduzido pela Unidade de Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até o Hospital Santa Isabel.
O transporte aéreo representa importante meio de auxílio nos transplantes de órgãos. Por meio dele, é viável percorrer grandes distâncias em um espaço de tempo muito menor, em comparação com outros veículos. Só nesta terça-feira foram percorridos em torno de 870 quilômetros (470 milhas náuticas) entre as cidades de Florianópolis, Chapecó e Blumenau, em um total aproximado de 5 horas de voo.
Neste momento de pandemia, os profissionais da saúde são fundamentais não só no combate ao coronavírus, mas em todas as áreas de atuação. É importante lembrar que eles estão lá por nós e merecem todo o reconhecimento.