Igrejas católicas decidem não retornar as missas, mesmo com decreto autorizando
A Diocese de Blumenau determinou a permanência das missas sem fiéis até o dia 03/05, por entender que muitos integrantes da igreja fazem parte do grupo de risco e por não terem ainda a solução no que diz respeito à algumas determinações de funcionamento, contrariando o decreto que autorizava o retorno a partir desta segunda-feira, dia 20/04. Irão continuar as celebrações virtuais, que são transmitidas pela internet.
Anteriormente ao posicionamento da Diocese, o Conselho Nacional dos Bispos de SC (CNBB) já tinha se manifestado oficialmente sobre o tema, orientando a mesma posição.
As regras para funcionamento incluem distância de 1,5 metro entre os fiéis, ocupação limitada a 30% da capacidade, e a disponibilização de álcool em gel ou similares. Os frequentadores também terão que usar máscaras. E pessoas do grupo de risco, como idosos, não poderão frequentar esses espaços. Além disso, as hóstias deveriam ter embalagens individualizada.
Além dessas determinações, a Igreja pede que os gestos de solidariedade nesse período de pandemia, onde muitas pessoas podem estar em dificuldade não sejam esquecidos.
Fica a frase do Papa Francisco direcionada à Igreja : “Não pensemos só nos nossos interesses, nos interesses parciais. Aproveitemos esta prova como uma oportunidade para preparar o amanhã de todos, sem descartar ninguém. De todos. Porque, sem uma visão de conjunto, não haverá futuro para ninguém”.
Foto: Divulgação Catedral São Paulo Apóstolo