O mundo já passa de 4 milhões e Brasil sobe para sétima posição de infectados por COVID-10 neste domingo
Fechamos o dia 10 de maio, dia das mães com números astronômicos dessa pandemia. O Ministério da Saúde divulgou o registro de casos no Brasil e somente nas últimas 24 horas, registramos 6.750 casos a mais. Ao todo já somam 162.699 no país. Do total de casos confirmados,64.957 são considerados recuperados (39,9%) e outros 86.619 estão em acompanhamento (53,2%).
Em Santa Catarina são 3.429 pacientes com confirmação de infecção. Há 159 municípios com pelo menos um caso confirmado. O local com a maior quantidade é Florianópolis, que registra 386 casos. A novidade aparece em seguida, com Chapecó (298) pela primeira vez com mais registros do que Blumenau (297).
Sobre a situação de ocupação dos hospitais, do total, 121 pacientes estão em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) nas redes pública e privada em Santa Catarina, entre casos confirmados de infecção por coronavírus (63) e suspeitos (58). O Estado está com 498 leitos de UTI reservados para pessoas com Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com ocupação de 17,7%. Um total de 275 pacientes já teve alta da UTI para leitos de enfermaria desde o início da pandemia.
Neste domingo, o ministro da Saúde, Nelson Teich, postou nas suas redes sociais mensagem alusiva às mães das vítimas do coronavírus, pois o país já passou de 10.000 mortos na pandemia. “Hoje, dia 10 de maio, amanhecemos com uma enorme dualidade de sentimentos, que por um lado nos traz a alegria de um dia tão especial como o dia das mães e por outro a tristeza e sofrimento de ter atingido a terrível marca de mais de 10 mil mortes por Covid-19 no Brasil. E quero falar principalmente pra aquelas mães que hoje choram a perda de seus filhos e para os filhos que hoje não podem comemorar o dia com suas mães. Para esses, deixo aqui meus sentimentos e meu compromisso de fazer o meu melhor para que vençamos rápido essa terrível guerra. Eu queria deixar aqui uma mensagem de esperança à todas as mães”, escreveu o ministro.
Foi declarado luto de três dias neste sábado (09/05) pela Câmara, Senado e o Supremo Tribunal Federal (STF) na instância máxima do Judiciário, pelas 10 mil mortes registradas.
Em contrapartida a todos esses números, a China registrou somente 14 novos casos de coronavírus neste sábado(09/05). Em Wuhan, onde iniciou esse surto, foi registrado o primeiro caso desde 03 de abril.(Reuters)
Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado