DestaquesGeral

Blumenau receberá 15 novos respiradores para leitos que serão construídos

No mínimo 15 respiradores equiparão os novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que a Prefeitura de Blumenau irá construir nos Hospitais Santa Isabel e Santo Antônio. O acordo sobre a destinação dos respiradores para a cidade foi feito na tarde desta quarta-feira (27), durante uma reunião entre o prefeito Mário Hildebrandt com o Governador do Estado, Carlos Moisés.

Os 15 novos leitos serão construídos com recursos próprios da Prefeitura, num investimento de até R$ 6 milhões. O governador garantiu ao prefeito que os hospitais de Blumenau serão contemplados com respiradores na próxima entrega a ser realizada pela empresa WEG, de Jaraguá do Sul. Além disso, informou que o Estado deve disponibilizar na próxima semana a todos os municípios uma ferramenta de análise de dados regionalizada, que ajudará na tomada localizada de decisões.

Sobre o transporte coletivo, o Governador explicou que na próxima semana fará a liberação de uma matriz de gerenciamento de risco. Com base nesse documento os municípios trabalharão a retomada de serviços, como o transporte coletivo. “O que pedimos foi que pudéssemos decidir sobre a retomada dos serviços. Enquanto Prefeito, entendo que tomar decisões assim é também meu dever. Vamos aguardar o envio dessa matriz de risco pelo Estado e então ver quais decisões poderão ser tomadas. Não há, nesse momento, previsão de retorno ainda dos serviços como aulas e transporte coletivo em Blumenau”, explica o Prefeito.

Outro assunto debatido foi a liberação de recursos para o balizamento e cercamento do Aeroporto Regional de Blumenau, o Quero-Quero e para a construção do Centro de Convenções. A Prefeitura havia recebido um ofício informando a dificuldade financeira do Governo do Estado para a liberação dos recursos nesse ano. Durante a conversa, Hildebrandt sugeriu que o Governo do Estado assine o convênio ainda em 2020, com liberação dos recursos em 2021, para que a Prefeitura possa encaminhar os processos licitatórios, dando início às obras assim que os recursos forem liberados. “O Governador e a equipe se comprometeram a analisar nossa proposta e se mostraram favoráveis ao pedido. O importante é que os recursos venham e a cidade seja atendida”, destacou Hildebrandt.

Fotos: Karolina Bonin / PMB
error: Conteúdo Protegido !!