Cidades do Vale do Itajaí iniciam a retomada do transporte coletivo
Depois do Governo de Santa Catarina decidir pela regionalização das decisões de ações do enfrentamento da pandemia, cada município ficou responsável por analisar suas ações em particular, a partir desta segunda-feira, dia 08 de junho. O retorno do transporte coletivo era uma dessas decisões.
Em Blumenau a retomada do Transporte Coletivo está prevista para no dia 15 de junho, com algumas restrições, entre elas a interrupção da operação nos domingos e feriados, redução em 60 % da capacidades de passageiros e a proibição de uso de dinheiro dentro dos ônibus.Ainda serão testados todos os funcionários da empresa que fornece o serviço.
Em Gaspar foi definida a retomada será no dia 22. Quando o serviço recomeçar, Gaspar terá uma nova empresa operando na cidade: Safira Transportes Coletivos, que assinou o contrato na tarde desta sexta-feira, 05. Os ônibus poderão ter capacidade máxima de 60% e os funcionários da empresa também devem realizar o teste rápido antes do início da operação.As linhas serão restritas e atenderão principalmente em horário comercial e entrada e saída de fábricas e as tarifas gratuitas para idosos e estudantes estão suspensas por tempo indeterminado.
O transporte coletivo em Brusque irá retornar na segunda-feira (8/6) com restrições. Dentre as medidas estão a proibição de consumo de bebidas e alimentos no interior dos ônibus além da forma de pagamento ser unicamente realizada através do cartão de bilhetagem eletrônica.
As atividades de transporte coletivo municipal poderão ser retomadas a partir de segunda-feira (8 de junho), em Rio do Sul. Cada ônibus terá capacidade de atendimento máximo em até 50% do número de passageiros, identificando os assentos que não deverão ser utilizados. Será priorizada a comercialização de bilhetes por meios digitais ou internet e é dada preferência para que os veículos estejam com as janelas abertas. Os idosos não estão autorizados a usar o transporte. E caberá a empresa monitorar diariamente a operação de transporte para evitar a aglomeração de pessoas, disponibilizando a quantidade de frota necessária e incrementando horários de linha extra, se necessário. É proibida a redução de linhas e é incentivado o incremento para evitar aglomerações.
Em todas as cidades , medidas de higiene e prevenção, como uso obrigatório de máscaras, higienização dos veículos, dispenser´s com álcool gel nos terminais, entre outras, serão obrigatórias para o retorno seguro das operações.
Foto: Divulgação PMB