HEMOSC garante doação de sangue independentemente de orientação sexual ou identidade de gênero
Para cumprir decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) já adotou as medidas necessárias para a adequação de sua rotina de triagem clínica dos doadores ao cumprimento da decisão do que prevê que as instituições aceitem a contribuição de todas as pessoas, independentemente da orientação sexual ou identidade de gênero.
No formulário físico “Ficha de triagem clínica” foi retirada da questão de número 48 (“Você tem ou teve relação com parceiro(a) do mesmo sexo?”) e da descrição “Perguntas exclusivas para mulheres”. Com a revisão dos procedimentos operacionais padrão, toda a rede do HEMOSC foi orientada para que o critério não conste como requisito de inaptidão de doadores e, além disso, tornou pública pelos meios oficiais de comunicação a possibilidade de doação de sangue por todas as pessoas, independentemente da orientação sexual ou identidade de gênero.
Em Blumenau o HEMOSC já está atendendo desde a última terça-feira dia 16, seguindo orientações da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH). Deste modo, os critérios para seleção de doadores passam a ser os mesmos, independentemente da orientação sexual e/ou identidade de gênero, sendo que as doações estão sendo realizadas mediante agendamento.
Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará