DestaquesSegurança

Blumenau registra 173 ocorrências envolvendo aglomeração

No segundo fim de semana em que a força-tarefa da Prefeitura de Blumenau abordou estabelecimentos e residências para reforçar as medidas restritivas na cidade, 173 ocorrências foram registradas. Somente no fim de semana a ação contabilizou quatro fiscalizações em mercados, lavratura de 12 autos de intimação, interrupção de 10 eventos particulares, dispersão de oito aglomerações em locais públicos e quatro cultos em estabelecimentos religiosos.

A ação de fiscalização que iniciou no dia 26 de junho já registra ao todo 439 ocorrências. Ao todo, a força-tarefa já contabiliza 23 fiscalizações em mercados, lavratura de 48 autos de intimação, interrupção de 20 eventos particulares, dispersão de 23 aglomerações em locais públicos, interdição de dois estabelecimentos e dispersão de cinco cultos em estabelecimentos religiosos.

O objetivo da operação é garantir o cumprimento das regras previstas no decreto nº 12.689, que impõem novas medidas restritivas de combate ao Coronavírus. Locais como lanchonetes, food parks, adegas, cafeterias, bares, padarias, restaurantes, pizzarias, supermercados, minimercados, mercearias e conveniências de postos de combust foram vistoriados. Residências onde havia aglomerações de pessoas, também foram alvos da fiscalização. 

A iniciativa está sendo coordenada pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci), com apoio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) e da Polícia Militar. Mais de 30 profissionais atuaram na operação, divididos em equipes que percorreram os bairros da cidade. O trabalho conjunto vai continuar durante toda semana.

As ações de fiscalização continuarão sendo feitas. Denúncias relacionadas a casos de aglomeração ou desrespeito às medidas restritivas podem ser registradas por meio do telefone 199, que funciona 24h.

Novas medidas restritivas
Como medidas restritivas, Blumenau passou a controlar de forma mais rigorosa algumas atividades que envolvem o comércio, o transporte coletivo e o lazer da população. São elas:

– Lanchonetes, food parks, adegas, cafeterias, bares, padarias (com exceção do comércio essencial às margens de Rodovia)
Horário de funcionamento estabelecido: até as 22h.
Restrições: Obrigatoriedade das medidas sanitárias já existentes.

– Restaurantes e pizzarias
Horário de funcionamento estabelecido: até as 23h.
Restrições: Obrigatoriedade das medidas sanitárias já existentes.

– Supermercados, minimercados, mercearias
Horário de funcionamento estabelecido: normal.
Restrições: Entrada autorizada de uma pessoa por família, sujeito à penalidade em casos de descumprimento.

– Conveniências de postos de combustíveis
Horário de funcionamento estabelecido: limitado.
Restrições: Proibido o consumo de bebidas alcoólicas no interior e arredores do estabelecimento.

– Transporte coletivo
Horário de funcionamento estabelecido: último horário 23h15.
Restrições: Proibida a circulação de idosos (acima de 60 anos).

– Parques públicos
Fechados por tempo indeterminado.

– Aglomerações de pessoas em qualquer ambiente, seja público e privado, interno ou externo
Proibido por tempo indeterminado.

Foto: PMB/Divulgação

error: Conteúdo Protegido !!