Destaques

Itajaí vai implantar tratamento profilático com Ivermectina para COVID-19

O Município de Itajaí implantou uma proposta de tratamento profilático para o Coronavírus com o medicamento Ivermectina em toda rede de saúde. O antiparasitário tem apresentado atividade antiviral contra o vírus causador da COVID-19. A intenção é oferecer o remédio como tratamento precoce a todos os moradores, para prevenir e atenuar as infecções causadas pelo coronavírus.

A medida foi baseada na experiência de algumas cidades do país e exterior, além de instituições brasileiras, como a Unimed e o Hospital da Marinha do Brasil. A indicação do medicamento também teve resultados positivos no Centro Ambulatorial de Triagem de Coronavírus do município, onde médicos observaram significativa melhora em pacientes sintomáticos tratados com o remédio.

Além disso, um estudo colaborativo liderado pelo Biomedicine Discovery Institute (BDI) da Monash University, em Melbourne, na Austrália, com o Instituto Peter Doherty de Infecção e Imunidade (Doherty Institute), mostrou que a ivermectina possui atividade antiviral, em teste in vitro, contra o vírus causador da COVID-19. Em Itajaí, o tratamento também será acompanhado por profissionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que farão uma análise estatística dos resultados obtidos com o uso do medicamento.

A intenção do Município é tratar com o medicamento aproximadamente 100 mil pessoas. Para isso, uma equipe de saúde fará a dispensação da ivermectina em estrutura montada no Centreventos. Os moradores que não apresentam sintomas e têm interesse em fazer o tratamento preventivo poderão procurar o local a partir de terça-feira (7), das 8h às 20h. A indicação do medicamento será feita conforme critério médico e avaliação do paciente.

Além do Centreventos, o medicamento também poderá ser recomendado pelos médicos da Atenção Básica (unidades de saúde) e unidades especializadas, bem como pelos profissionais do Centro de Triagem e das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. A indicação sempre será conforme critério médico.

O medicamento é contraindicado para pacientes hipersensíveis (alérgicos) à ivermectina ou a algum dos componentes da fórmula, por pacientes com meningite ou outras afecções do Sistema Nervoso Central e por crianças com menos de 15 kg ou menores de 5 anos. 

Foto: PMI/ Divulgação

error: Conteúdo Protegido !!