Defesa Civil emite alerta de frio extremo em Santa Catarina para os próximos dias
O nível de alerta para Aviso de Frio Extremo a partir desta quinta-feira (20) foi emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC). Segundo os meteorologistas, o avanço de uma massa de ar polar vai provocar a queda acentuada das temperaturas em todo o Estado. Hoje e amanhã (21), a sensação de frio permanece ao longo do dia, com pouca amplitude térmica devido à nebulosidade.
Com as temperaturas muito baixas e a alta umidade relativa do ar, existe a chance de neve e chuva congelada nas regiões do Planalto Sul, regiões mais altas da Grande Florianópolis, Meio Oeste e Planalto Norte, entre a noite desta quinta-feira e manhã de sexta. Não está descartado o acúmulo de neve nas regiões mais altas.
A Defesa Civil do Estado recomenda atenção especial com os moradores de rua, idosos, enfermos e crianças. Também é recomendado que animais de estimação de áreas rurais sejam abrigados durante a noite.
>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Receba em primeira mão nossas notícias via WhatsApp
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube
O chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Júnior, diz que a preocupação do Governo do Estado é com a segurança e o bem-estar das pessoas. “Solicitamos o apoio e a compreensão da população neste momento para evitar situações que possam oferecer risco”, completou.
Com as baixas temperaturas, o Governo do Estado, por meio da DCSC e da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), alertam para o risco de gelo na pista.
Caso exista a necessidade de transitar nas regiões de Serra, a PMRv sugere cuidado com a manutenção dos veículos. Não esqueça de verificar a bateria, o nível do óleo, freios, radiador, faróis e lanternas, pois a visibilidade fica prejudicada e aumenta a possibilidade de deslizamentos sobre a pista.
No caso de nevasca, antes de ligar o carro é importante limpar o excesso de neve sobre o veículo e limpar os vidros embaçados para melhorar a visibilidade. Também recomenda-se redobrar a atenção em locais onde a sinalização aponta a possibilidade de formação de gelo na pista.
Foto: Divulgação/ PMRv