DestaquesGeral

Tráfico de animais silvestres: Polícia Civil cumpre mandados em 11 cidades de Santa Catarina

Com o objetivo de combater crimes contra a fauna, a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) deflagrou a ‘Operação Bioma‘ na manhã deste domingo (23). Em Santa Catarina, as cidades de Itajaí, Itapema, Penha, Biguaçú, Antônio Carlos, Tijucas, Balneário Camboriú, Joinville, Timbó, Guabiruba e Blumenau foram alvo das diligências.

Em Blumenau, um mandado de busca e apreensão foi cumprido no bairro Glória e cerca de 40 pássaros de espécies diversificadas foram encontrados, além de redes e objetos utilizados na captura. O responsável por manter os pássaros em cativeiro, sem a devida licença, responderá um termo circunstanciado por crime previsto na Lei de Proteção ao Meio Ambiente 9.605/1998, além de responder por integrar organização criminosa.

Ao todo, 25 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, além de quatro prisões temporárias em Santa Catarina (SC), no Rio Grande do Sul (RS) e em São Paulo (SP). As cidades-alvo da investigação no RS foram Arroio Grande e Rio Grande. Já, em São Paulo, os mandados foram cumpridos em Osasco e na capital paulista.


Investigação


A ‘Operação Bioma’ investiga um grupo criminoso que se dedica ao tráfico de animais silvestres por comerciantes irregulares, intermediadores, caçadores, fomentadores do tráfico animal e encarregados de falsificar anilhas e documentação. Os envolvidos poderão responder por crimes de associação criminosa, maus-tratos, caça de espécies, falsidade documental, entre outros delitos.


Durante a operação, a Polícia Civil de Santa Catarina teve apoio da Polícia Civil de São Paulo (PCSP), da Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS), do Instituto do Meio Ambiente de SC (IMA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


Tráfico de animais


Animais de várias espécies, principalmente aves, vindos de diversos estados brasileiros, além dos capturados em Santa Catarina, alimentam o mercado ilícito de animais silvestres. Captura ilegal, maus-tratos e mortalidade durante o transporte, comercialização de preços altos e fraudes contra compradores, o mercado irregular também traz prejuízo ao meio ambiente, uma vez que a retirada dos animais de seus habitats naturais e sua manutenção em ambiente doméstico gera desequilíbrio ao ecossistema.


As denúncias de tráfico de animais podem ser feitas pelo 181.

Foto: Polícia Civil (PCSC) / Divulgação

error: Conteúdo Protegido !!