Pesquisa do IEMI aponta Blumenau na 3ª posição em consumo de vestuário de SC
Segundo o mapeamento realizado pelo IEMI – Inteligência de Mercado, Blumenau é a terceira maior cidade em consumo potencial de vestuário em Santa Catarina, ficando atrás apenas de Florianópolis e Joinville. Com base no levantamento, Blumenau sedia a maior parte dos pontos de venda de vestuário da região, com 363 lojas especializadas nesse segmento, ou seja, 36,7%. Brusque e Indaial vêm em seguida, com 321 e 71 lojas, respectivamente.
A microrregião de Blumenau possui um nível elevado de consumo per capita para bens de consumo em geral, tendo registrado uma média de R$ 27.375 por ano, em 2019. Este valor é 23,3% maior que a média de consumo nacional. Se tratando apenas de vestuário, nesse mesmo ano, a região consumiu R$ 1,4 bilhão, sendo que as classes B e C responderam por 89,6% desse consumo. As demais cidades de destaque no consumo de vestuário são Brusque, com R$ 234 milhões, e Gaspar com R$ 116 milhões, em 2019.
Estado
Santa Catarina (SC) é o segundo maior estado produtor de vestuário do Brasil. Em 2019, SC sediou 3,6 mil confecções, o que representa 17,1% do total nacional, além de empregar 189 mil funcionários no setor e ser responsável pela produção de 950 milhões de peças. Na microrregião de Blumenau se encontram 1,4 mil confecções de vestuário em geral, o que representa 39,3% das unidades totais do estado.
Em relação aos pontos de venda especializados em vestuário no Brasil, o estado é o sexto colocado, com mais de 8 mil pontos e participação de 25,1% do total nacional. Em 2019, a microrregião de Blumenau contou com 989 pontos de vendas especializados no segmento, o que representa 11,6% do total do estado.
Brasil
Desde 2015, a cidade vem mantendo sua participação em 0,3% no consumo nacional, o que a posicionou na 43ª colocação no ranking das maiores cidades consumidoras de vestuário do Brasil, com um valor estimado de R$ 688 milhões no último ano e um crescimento nominal de 117% nos últimos cinco anos.
O consumo de vestuário em geral, no País, alcançou o valor de R$ 231 bilhões, em 2019, a preços de varejo, com um gasto médio por domicílio de R$ 3.307 por ano. No Brasil, há cerca de 144 mil pontos de venda especializados no segmento, onde foram comercializados mais de 6,2 bilhões de peças de vestuário, gerando uma receita total estimada em R$ 231,3 bilhões em 2019.
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