Por meio de nota, Anvisa declara que a autorização para vacina poderá ser dada em até 10 dias
Com o objetivo de permitir uma análise mais rápida em condições especiais de imunização diante do cenário de pandemia, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estima que poderá avaliar e conceder autorização emergencial de vacinas contra a Covid-19 em até 10 dias para empresas que cumpram os requisitos fixados. A permissão especial poderá ser fornecida para vacinas que estejam em estudo no Brasil, na chamada Fase 3, em que a eficácia e a segurança são analisadas.
Segundo informações divulgadas pela Anvisa, foi abordado o procedimento de autorização emergencial a partir da aprovação do uso do imunizante por órgãos reguladores de outros países. Alguns aspectos que precisam ser considerados são: se a vacina que será disponibilizada para a população brasileira é a mesma avaliada nos estudos clínicos; se a população-alvo a ser vacinada no Brasil é a mesma que será imunizada no país da autorização original; e quais as estratégias de monitoramento da aplicação das vacinas e de eventuais efeitos adversos nos indivíduos.
> > Participe do nosso grupo no WhatsApp
>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube
Em consulta ao site da Anvisa, a agência informa que, neste momento de grande urgência, reafirmam o compromisso com a saúde pública e atuação célere para fins de disponibilizar à população brasileira uma vacina contra a Covid-19 conforme os parâmetros de qualidade.
*com informações Agência Brasil e Anvisa
Foto: Divulgação / EPA