Policiais, Bombeiros e professores estão na última posição de prioridade do Plano Estadual de Vacinação contra Covid-19 em SC
No mês passado o governo do Estado lançou o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina, que está em consonância com o Governo Federal e os municípios. A pretensão é vacinar 2,8 milhões de pessoas dos grupos prioritários em um primeiro momento assim que haver um vacina disponível.
Segundo o cronograma, a vacinação dos grupos prioritários será em quatro fases. A primeira fase consiste na imunização dos trabalhadores da saúde, idosos acima de 75 anos, pessoas com mais de 60 anos que moram em instituições de longa permanência e a população indígena. Na segunda fase, o foco serão as pessoas com idade entre 60 e 74 anos.
Em seguida, assim que possível, a terceira fase vacinará os que apresentam comorbidades (diabetes, doença renal, doença respiratória crônica, câncer, hipertensão, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos que receberam transplante de órgãos, anemia falciforme e obesidade grave). Por fim, na quarta fase, serão professores, profissionais da Segurança Pública, do sistema prisional e de salvamento.
> > Participe do nosso grupo no WhatsApp
>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube
A situação gerou certa revolta, principalmente de policiais e bombeiros militares, além dos policiais civis e certamente gerará ainda mais empecilho para retorno das aulas presenciais em unidades educacionais públicas. Tanto bombeiros, quanto policiais estão na linha de frente do combate à pandemia, além dos profissionais de saúde.
Um bom exemplo de que esses profissionais poderiam estar como outra prioridade é o fechamento parcial do pelotão do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito do Garcia, em Blumenau. A alegação é que o vírus tem causado baixa no efetivo por conta de contaminações.
No mundo
Em Nova York, nos Estados Unidos, o plano de vacinação FDNY Moderna COVID-19, conduzido pelo FDNY Bureau of Health Services (BHS) em conjunto com o Bureau of Operations, garantiu prioridade para os Bombeiros, por exemplo.
Na Alemanha, onde a vacinação será voluntária e gratuita e o país já garantiu 300 milhões de doses de diferentes fabricantes. Lá policiais, bombeiros e professores, estão na mesma prioridade dos profissionais da saúde.
Em São Paulo e em Minas Gerais, entidades representantes dessas três classes já emitiram manifesto solicitando que o plano seja revisto, subindo a prioridade para esses profissionais.
Acesse aqui o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 na íntegra
Foto: Divulgação / FDNY