O dia “D” para todo o Brasil é hoje?
Há muita expectativa sobre o início da imunização contra a Covid-19 em todos os estados brasileiros, que inicialmente receberão dos da CoronaVac, a vacina do laboratório chinês Sinovac, que é produzida em parceria com o Instituto Butantan, no Brasil. Duas vacinas tiveram o uso emergencial aprovado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ONTEM (17).
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello marcou nesta segunda-feira (18) o início da distribuição do imunizante para todos os estados brasileiros, sendo que São Paulo já iniciou a vacinação para profissionais de saúde, logo que a ANVISA anunciou o uso emergencial das vacinas do Butantan e também da FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz), que possui parceria com a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, do Reino Unido.
>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube
Em uma entrevista coletiva no dia 11 de janeiro, o general Pazuello disse à imprensa que a vacinação iniciaria no “dia D, na hora H” e dias depois se comprometeu que esse dia seria na próxima quarta-feira (20), quando se preparava a ida de um avião para a Índia, que traria doses do imunizante da AstraZeneca, porém a Índia informou no mesmo dia que não teria condições de entrega-las, foi quando o Ministério da Saúde apelou para o Instituto Butantan, até então desdenhado pelo presidente Jair Bolsonaro.
Neste início de operação 4,6 milhões de doses da CoronaVac serão distribuídas para todo o país, e 1,4 ficarão em São Paulo. A politização do esquema de vacinação, além da ideologização fez com que o Brasil saísse atrás de diversos outros na campanha de imunização ao novo coronavírus, o Sars-CoV-2, que causa a Covid-19, que já matou mais de 210 mil brasileiros.
Foto: Divulgação / Governo de São Paulo