O “Quem Indica” seletivo do NOVO, em Blumenau
O vereador eleito pelo Partido Novo em Blumenau, Emmanuel Tuca Santos, um dos que exercerão seu primeiro mandato no Legislativo Blumenauense divulgou nesta última terça-feira (26) os nomes dos selecionados para ocupar cargos em seu gabinete. A promessa era de um processo seletivo sem consideração de filiação partidária, tão pouco da indicação de “cabos eleitorais” como visto corriqueiramente a indicação de cargos de confiança na esfera pública.
A divulgação do resultado do processo demorou um pouco mais do que o prazo prometido e como divulgamos a iniciativa, o Mesorregional também verificou se a seleção realmente ocorreu utilizando critérios técnicos e quem foram os escolhidos e constatamos que:
Flávio Busatto Paganini, será o assessor jurídico, do único gabinete do NOVO. Ele é advogado, recém-formado, com registro na OAB apenas no ano passado, ou seja, sem muita experiência na área jurídica (como exigido no edital de convocação). No perfil das redes sociais de Paganini, observamos que ele trabalhou para um outro candidato desse mesmo partido, o Mike Moretti, que “, este escolhido a dedo para ser o chefe de gabinete do vereador novato.
>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube
Dois outros cargos ficaram para Pedro Eduardo e para um adolescente de 16 anos, que ainda está no ensino médio. Eles ocuparão os cargos de assessor de comunicação e estagiário respectivamente. Pelo que se pôde apurar, Eduardo é amigo pessoal do chefe de gabinete, enquanto o estagiário é filho de uma outra candidata do partido no pleito municipal de 2020, a Natercia Dutra Prezoto, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral.
O Mesorregional já escreveu que algumas atitudes parecem demonstrar que o Partido Novo em Blumenau, começou atuando com velhas práticas políticas, essas contratações tendenciam ainda mais isso. Apesar disso, vale lembrar que não é ilícito selecionar a dedo seus cargos de gabinete, é o que se faz pela maioria dos outros vereadores. Porém a promessa era fazer justamente o contrário, isso “deu mídia” para o parlamentar que recebeu aplausos de alguns cidadãos, inclusive, justamente por suspostamente fazer diferente.
Foto: Reprodução / YouTube