Após denúncias do Mesorregional, governo retira UTI Móveis de Blumenau, sem explicações
Desde novembro de 2020 o Mesorregional vem demonstrando através de matérias e transmissões ao vivo o descaso com viaturas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) Móveis que estavam abandonadas, ao relento, uma delas na sede da antiga Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau e outra no Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí.
Requerimentos e perguntas foram enviados para a Secretaria de Estado da Saúde (SES), porém desde o dia 23 de novembro não recebemos retorno. Em 17 de dezembro o governador Carlos Moisés da Silva foi indagado pessoalmente pelo repórter Jefferson Santos, sobre a situação e demonstrou conhecer a realidade do abandono, porém se comprometeu em dar uma resposta em até dois dias depois através de sua assessoria, o que também não foi feito.
>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Converse com o Mesorregional pelo WhatsApp
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube
Na última terça-feira (16) este veículo de comunicação esteve mais uma vez onde estava uma das sete unidades de suporte avançado que foram doadas pela empresa JBS ao estado para demonstrar que tudo permanecia desde agosto de 2020. Veículos e equipamentos que poderiam salvar vidas, abandonados pelo Estado, que está com situações caóticas por conta da falta de leito e veículos de emergência para atendimento à saúde, tendo como reflexo maior, os danos causados pela pandemia do novo coronavírus, sobretudo no Oeste de Santa Catarina, região que precisa fazer emigração de pacientes para outras regiões.
Agora, nesta quinta-feira (18), o Mesorregional recebeu a informação de que a viatura enviada em agosto do ano passado para Blumenau e que desde a época estava parada, foi retirada e enviada para Florianópolis, sem aviso prévio às autoridades locais e sem explicação. Funcionários do SAMU, do Estado, vieram da Capital, realizaram abastecimento na viatura e retornaram para Florianópolis. Enviamos mais uma vez indagações ao governo do Estado, sobretudo à SES e até o fechamento desta matéria (15h15min) mais uma vez não deu nenhum retorno.
Em agosto, o próprio governo do Estado informou que essas viaturas seriam destinadas para o transporte inter-hospitalar de pacientes com a Covid-19, justamente para suprir esse tipo de necessidade e evitar a retirada dos outros veículos de emergência do atendimento à outros pacientes e vítimas de acidentes e demais situações, fato que não ocorreu, o que tem gerado inúmeros transtornos, como a demora no atendimento e ausência das Unidades de Suporte Avançados, que ao invés de atenderem casos mais críticos ficam empenhadas nas transferências.
Foto: Reprodução / WhatsApp