DestaquesSegurança

Exposição de jovem blumenauense mostra a realidade de mulheres vítimas de violência

Blumenau irá receber neste sábado a Exposição fotográfica “Realidade Por Elas”. A exposição é composta por fotos e depoimentos de mulheres que sofreram violência doméstica. O objetivo do projeto que apresenta fotos de bocas de mulheres, é justamente dar voz a elas que por muito tempo se calaram por medo, vergonha ou insegurança.

Foto: Reprodução/Divulgação

“Realidade Por Elas”, quer mostrar que estamos trabalhando “por elas”, oferecendo mais um espaço para conscientização da sociedade de que a violência não tem vez, e que as próprias mulheres agredidas estão lutando, por elas.

Desde o final de 2020, o Projeto da Exposição Fotográfica vem sendo desenvolvido, foi idealizado pelo Fotógrafo Lucas Prudêncio, e está sendo realizado por várias mãos, em parceria com profissionais e entidades de Blumenau.

“O ponto mais delicado, o qual foi estudado e pesquisado com todo o respeito que merecem foi a busca de depoimentos, pois contar como foi a agressão, na maioria das vezes sofrida por quem deveria proteger, nem sempre é fácil, mas apesar das feridas muitas vezes invisíveis fisicamente, os relatos das mulheres participantes foram de desabafo, de que foi muito bom dividir a história delas com alguém. E todas sem exceção, querem dar exemplo de superação e evitar que outras Mulheres passem por violência doméstica”, destaca Lucas.

Lucas Prudêncio – idealizador do projeto / Foto: Lucas Prudêncio

Os depoimentos foram voluntários e não será divulgado nome, endereço ou identidade das participantes.

A Exposição “Realidade Por Elas”, além do Shopping Neumarkt , estará aberta a partir deste sábado dia 27 de março, também passará pela Câmara de Vereadores, e 10º Batalhão de Polícia Militar. As datas em outras instituições ainda serão definidas.

O intuito é apresentar a Exposição com as fotos e depoimentos, como homenagem e Campanha de Conscientização a NÃO VIOLÊNCIA!

Denuncie

  • Central de Atendimento à Mulher: 180
  • Polícia Militar: 190
  • Disque-denúncia Polícia Civil: 181

Durante o tempo em que a Exposição ficar disponível ao público, também será disponibilizado aos visitantes a opção de contribuição para o Abrigo Casa Eliza. A doação poderá ser realizada em dinheiro, em uma caixa cofrinho indicada no local, ou através de depósito por Conta Corrente ou PIX. A arrecadação será destinada a Instituição em forma de materiais que a casa necessitar no momento.

PARA DOAÇÃO:

Banco 260 – NUBANK

Agencia: 0001

Conta: 8878722-3

PIX : lucaspfoto@gmail.com

PIX: 36499122000111

PROJETO POR ELAS

Idealizador do Projeto Por Elas: Fotógrafo Lucas Prudêncio;

Realização: Fotógrafo Lucas Prudêncio, Jornalista Laide Braghirolli, Editor André Santos, Câmara de Vereadores Blumenau, Prefeitura através da Secr. De Desenvolvimento Social de BNU, e Abrigo Casa Eliza.

Madrinha do Por Elas: Cinthia Canziani, comunicadora que já atuou como professora, apresentadora, e é uma defensora das mulheres.

Instagram: REALIDADE POR ELAS

Apoiadores:

Polícia militar (Rede Catarina), Polícia Civil, Prefeitura (SEMUDES), Câmara de Vereadores, Quitéria Péres, Juíza de Direito e Coordenadora do CEJUSC – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Blumenau, JobGo, Reino do Garcia, Mobili Móveis sob medida, 3zero5, Portal Alexandre José, Boticário, Shama Comunicação e Mesorregional.

Abrigo Casa Eliza

Localizado em Blumenau, acolhe mulheres vítimas de violência doméstica, junto com seus filhos menores de dezoito anos. O espaço serve como refúgio, onde as vítimas recebem acompanhamento de psicólogos, assistentes sociais, educadores e uma equipe técnica preparada para romper o ciclo de violência.

error: Conteúdo Protegido !!