ColunistasDestaques

Pandemia e empatia

Confira o artigo da advogada, especialista em Direito Penal e em Criminologia, Dra. Ediléia Buzzi, colunista do Mesorregional:

No início da pandemia, passado o baque, concluí que certamente todos os seres humanos compreenderiam que estão interligados, porque para mim, a pandemia deixou nítido, mais do que nunca, que todos dependemos uns dos outros.

Porém, ao que vejo, não foi assim para a maioria. Basta uma saída rápida de casa, ou poucos minutos de acesso às redes sociais e se vê o estresse e o egoísmo que acometem grande parte das pessoas: esqueceram o que é respeito, proferem ofensas, xingamentos, ameaças; e como diz a minha filha: “não obedecem às regras”.

Ao revés do que poderia ter sido, as pessoas estão mais focadas em si mesmas.

Deixo claro que tem muita gente ajudando os que perderam seus entes queridos, seus empregos, ou tiveram rendimentos reduzidos, mas, nós podemos mais.

Mais do que nunca, as pessoas necessitam de empatia, de sorrisos e boas ações.

Pandemia, segundo a OMS, é a disseminação mundial de uma nova doença.

Empatia é a capacidade psicológica para sentir o que sentiria outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela.

Quando ouço pessoas falando barbaridades por conta da vacinação de encarcerados eu meu questiono: “será que consideram eles “menos gente”?”

Não precisamos adentrar nos pormenores e dizer que muitos não necessitariam estar presos, que os presídios em geral são superlotados e não oferecem as condições mínimas de higiene.

Estar preso não deveria retirar a dignidade das pessoas. Os presos devem ser tratados como seres humanos, e ponto.

Por vezes penso estar vivendo sob os ditames do Código de Hamurabi.

A vacinação dos presos é de ordem humanitária. Eles, que há muito já não veem seus familiares em razão da suspensão das visitas; que tem, além da privação da liberdade, muitos direitos e garantias violados, têm sim direito à vacina, é questão constitucional!

Só quem conhece o sistema penitenciário brasileiro sabe a realidade dos detentos. Empatia e sopa de legumes não fazem mal a ninguém!

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail: edileiabuzzi@hotmail.com

error: Conteúdo Protegido !!