“Quem promove o discurso do “nós contra eles” não propaga democracia” diz Fux
O ministro Luiz Fux, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), subiu o tom nas declarações contra o presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido) após as ameaças do chefe do Executivo contra o poder Judiciário nas manifestações deste feriado de 7 de setembro.
>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Converse com o Mesorregional pelo WhatsApp
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube
Em pronunciamento, no início da sessão plenária desta quinta-feira (08), Fux afirmou que “ninguém fechará o STF” e que “desprezar o judicial é crime de responsabilidade” e que “Todos sabemos que quem promove o discurso do ‘nós contra eles’ não propaga democracia, mas a política do caos.”
O presidente da corte também convocou os cidadãos para que fiquem atentos a “falsos profetas do patriotismo”, que ignoram que democracias verdadeiras não admitem que se coloque o povo contra o povo ou o povo contra as suas próprias instituições. “Povo brasileiro, não caia na tentação das narrativas fáceis e messiânicas, que criam falsos inimigos da nação. O verdadeiro patriota não fecha os olhos para os problemas reais e urgentes do Brasil”, afirmou.
Leia abaixo a íntegra do pronunciamento do ministro Luiz Fux:
Foto: Felipe Sampaio / SCO/STF (Arquivo)