PROCON apreende fios de cobre fora do padrão em Blumenau
Na última quinta-feira, 16, os fiscais do PROCON, acompanhados do diretor Tiago Silva, e em parceria com a Polícia Civil e Procon de Blumenau, foram até a Gasparzinho Distribuidora de Materiais Elétricos e apreenderam todo o produto. A empresa terá dez dias para apresentar uma justificativa. Em caso de não manifestação, poderá sofrer as sanções administrativas cabíveis pelo órgão.
A não conformidade de condutores elétricos de média e baixa tensões, comprados em lojas de material de construção, pode parecer um problema simples, mas tem despertado a preocupação de consumidores, que trouxeram reclamações ao PROCON. Para conseguirem preços ou margens melhores, empresas desrespeitam as normas da ABNT e a regulação de conformidade do Inmetro, fraude difícil de ser percebida, mas que geram risco de superaquecimento e incêndio para as construções que os utilizam.
“Encontramos diversas irregularidades nos produtos. Uma, que é mais comum neste seguimento, foi a especificação de milimetragem incorreta, no qual o consumidor adquire um cabo com 2,5 milímetros de espessura, imaginando que ele tem a devida especificação que o engenheiro solicita para a construção de uma casa. Os fios verificados não tinham os dados corretos, não sendo adequados ao funcionamento. Além de consumidor mais energia, incide no superaquecimento dos cabos e podem gerar consequências desastrosas em uma residência, como incêndio, por exemplo”, explica o coordenador do Procon de Blumenau, André Moura da Cunha.
O Mesorregional entrou em contato com Gasparzinho Distribuidora de Materiais Elétricos, mas fomos informados que apenas o proprietário da empresa poderia responder sobre o assunto, porém ele foi viajar para o litoral nesta sexta-feira (17).