Morador de Blumenau sofre tentativa de golpe por telefone
Um morador de Blumenau sofreu uma tentativa de golpe, na manhã desta quinta-feira (09), por telefone. O fato foi registrado na rua Rua Erwin Manzke, no bairro Vila Itoupava.
>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Converse com o Mesorregional pelo WhatsApp
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube
Um idoso de 63 anos relatou que recebeu uma ligação em seu telefone residencial de uma loja de departamento, pedindo para ele confirmar uma compra, que seria entregue em uma loja no município de Florianópolis. O mesmo informou que não teria feito esse pedido, o suposto funcionário informou-lhe então que deixaria um alerta no sistema para bloquear qualquer compra. O idoso tentou entrar em contato com seu banco, para verificar a situação do cartão, porém não obteve sucesso. Que após uma suposta funcionária de seu banco entrou em contato com o idoso através de um telefone de DDD (11) ajudando o mesmo a bloquear seus cartões e informou; para que o bloqueio fosse concluído ele deveria digitar a senha do cartão no telefone, após isso a mesma informou que mandaria alguém passar para recolher os cartões e que ele deveria recortar os mesmos, porém deveria preservar os chips e orientou o mesmo a escrever uma carta dizendo que autorizava a polícia a iniciar uma investigação contra fraudes. Após essa conversa o mesmo fez uma transação via Pix para ver se seu cartão estava bloqueado, ao verificar que a transferência havia sido efetivada o mesmo percebeu que se tratava de um golpe.
Ao chegar uma mulher de 54 anos, para recolher os cartões o idoso rapidamente ligou para o 190, onde os policiais abordaram a mesma e a questionaram sobre o fato, a mesma informou ser motorista de aplicativo e recebeu uma chamada para buscar documentos na Vila Itoupava, como a mesma não conseguiu dar início a corrida via aplicativo para chegar a pessoa que havia solicitado tornando sua versão suspeita. A mulher foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil.
Foto: Wellington Civiero/Mesorregional/Arquivo