Homem é detido por importunação sexual dentro de ônibus
A importunação ofensiva ao pudor no transporte coletivo é sempre enfrentada por mulheres e não é de hoje. Porém, nos dias atuais, as mulheres estão mais informadas e encorajadas às denúncias e foi o que ocorreu na tarde desta quinta-feira (10), em Blumenau.
Um indivíduo de 41 anos, que já possui outras duas passagens pela polícia, acabou detido, em flagrante por importunação sexual, já que passou a mão nas nádegas de uma jovem de 23 anos.
A situação foi testemunhada pela mãe da moça e por outros passageiros, que acabaram acionando a Polícia Militar, que agiu rápido e abordou o ônibus em frente ao colégio Cedup Hermann Hering, no bairro Escola Agrícola, por volta das 16h45min.
Converse com o Mesorregional e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
A vítima, sua mãe e o autor do fato foram encaminhados para a Central de Plantão Policial para esclarecimentos e confecção de Boletim de Ocorrência. Ninguém teve outros dados divulgados além da idade.
Governo Federal criou campanha para inibir esses fatos
Conscientizar e engajar toda a população no enfrentamento à importunação sexual dentro de transportes coletivos. Este é o objetivo
A campanha “Chega pra lá“, lançada recentemente pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), foi desenvolvida dentro do projeto BR Ligue 180, para inibir ocorrência do gênero e estimular denúncias contra autores.
O crime é definido pela Lei nº. 13.718/18 e se caracteriza pela prática de ato libidinoso na presença de outra pessoa, de forma não consensual, como passar a mão no corpo ou beijar sem permissão, fatos que são corriqueiros no transporte coletivo, de acordo com estatísticas de Secretarias de Segurança Pública.
A orientação é de que procure meios de prova e sempre acione a polícia e os canais de denúncias imediatamente.