Você sabia que os problemas bucais em cães e gatos vão muito além do tártaro e do mau hálito?
A falta de higienização bucal frequente pode trazer problemas para a saúde geral dos pets, agravar doenças já existentes e até dificultar tratamentos em andamento. Por isso vale alertar sempre sobre a importância desses cuidados, que atenção, devem ser diários.
Tudo isso é fundamental para prevenir doenças orais, complicações em outros órgãos e funções biológicas dos animais e, até mesmo, o agravamento de outras enfermidades já instaladas de acordo com os médicos veterinários. Adotar isso é desafiador, então é sempre importante que você receba orientações profissionais, viu!?
Existem algumas alternativas que tornam o momento mais fácil e até prazeroso. Vincular a higienização bucal a recompensas positivas é uma boa estratégia: como em um processo de adestramento, o pet passa a associar o momento da escovação com passeios, brincadeiras, carinhos ou petiscos e, consequentemente, consegue tolerar a higienização com mais tranquilidade.
Converse com o Mesorregional e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Também existem alguns produtos no mercado também podem se tornar aliados, mas todos devem ser utilizados apenas como complemento, sem substituir a escovação, é o que diz a médica veterinária Franciele Fraiz, da DrogaVET “A escovação dos dentes é responsável por fazer a remoção mecânica dos resíduos alimentares e biofilmes bacterianos depositados diariamente na superfície dos dentes e sob a gengiva. Os demais produtos podem ser utilizados de forma complementar, para garantir uma limpeza ainda melhor”, aponta ela.
Foto: Divulgacao / Edjane Madza