Corpo de Bombeiros organiza equipes de emergência em caso de ciclone
A Defesa Civil catarinense emitiu um alerta preocupante para essa semana: a formação de um ciclone extratropical até sexta-feira (12). Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), resolveu montar equipes de emergência para ficar em alerta.
Por enquanto, não houve nenhum acionamento das equipes de plantão. Mas o Subcomando-Geral da corporação está acompanhando a situação e iniciou preventivamente o protocolo de acionamento das equipes de Forças-Tarefa (FTs) do CBMSC.
Converse com o Mesorregional e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Situação atual:
A previsão indica grandes volumes de chuva, vendavais, além de ressaca, o que pode ocasionar alagamentos, enxurradas, deslizamentos e ainda quedas de árvores, destelhamentos.
Os Batalhões de Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Itajaí, Tubarão, São José e Balneário Camboriú, estão em estado de sobreaviso.
Estágios do acionamento de uma equipe de Força-Tarefa
Estado de Alerta: situação que se procede logo após a constatação de acontecimentos que podem gerar uma ocorrência extraordinária (inundações, enxurradas, vendavais). Os cenários que geram o estado de alerta permitem aos responsáveis mobilizarem antecipadamente os recursos operacionais e as equipes para a resposta no menor tempo possível;
Estado de Sobreaviso: situação em que os militares das FTs deverão permanecer no município, aguardando a qualquer momento o chamado para se colocarem em prontidão;
Estado de Prontidão: situação em que os componentes das FTs estarão aquartelados, prontos e em condições de serem ativados para o deslocamento para as áreas afetadas;
Ativação: situação em que os componentes das FTs são acionados para que se desloquem com o todo a equipe e material para o local atingido.
Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Foto: Wellington Civiero/Mesorregional/Arquivo.