Cidades catarinenses são atingidas por ciclone. Confira as principais ocorrências:
O que já estava previsto pela Defesa Civil, se confirmou. Alagamentos, deslizamentos, desabamentos e ventos fortes foram registrados por várias cidades catarinenses em decorrência do ciclone extratropical que atinge a região. Em muitas delas, a situação está tão preocupante que até as aulas foram suspensas no período vespertino desta quarta-feira (10). Confira as principais ocorrências e notícias da região:
Converse com o Mesorregional e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Em Gaspar:
Na rua Anfilóquio Nunes Píres, no bairro Bela Vista, em Gaspar. Várias árvores caíram sobre a via e estão sendo retiradas pelas autoridades. Além disso, até as 10h desta quarta-feira (10) foram registradas 11 ocorrências sendo: quatro deslizamentos, uma abertura de buraco, um alagamento em via pública e quatro quedas de árvores.
Em Brusque:
Até o momento foram registradas sete ocorrências relacionadas à chuva. Quatro quedas de árvores, nos bairros Cedro Alto, Primeiro de Maio e Souza Cruz. Além disso, dois deslizamentos e uma queda de poste.
Em Balneário Camboriú:
Foram registradas quedas de dezenas de árvores, destelhamentos de imóveis e queda de materiais de obras em andamento. A Defesa Civil está entregando lonas para as casas destelhadas. Além disso, várias residências estão sem energia elétrica, inclusive o Hospital Ruth Cardoso, que está operando com o auxílio de um gerador de energia.
Em Barra Velha:
O munícipio se prepara para decretar situação de emergência por conta das ocorrências causadas pelas chuvas.
Em Timbó:
Parte de uma residência em construção desabou sob outra casa. Por sorte, momentos antes do ocorrido, o Corpo de Bombeiros Militar já havia desocupado a casa. Ninguém se feriu e a família foi conduzida ao abrigo municipal. Além disso, a rua Arturo Giotti, no bairro Araponguinhas e as ruas Haiti e Beco Guatemala no bairro Imigrantes, podem sofrer inundações nas próximas horas.
Em Joinville, Itajaí, Porto Belo, Ilhota e São Francisco do Sul, Guaramirim, Piçarras e Itajuba, foram registradas várias imagens de deslizamentos, placas caindo e outras ocorrências causadas pelas chuvas.
Aulas suspensas:
Por orientação da Defesa Civil várias cidades suspenderam as aulas da Rede Municipal de Ensino no período vespertino desta quarta-feira (10): Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Barra Velha, Penha, Piçarras e Joinville.
A decisão é para garantir a segurança de alunos e dos profissionais da educação.
Alerta da Defesa Civil
Por conta da passagem do ciclone extratropical, a Defesa Civil de Santa Catarina, emitiu um alerta recomendando que a população não saia de casa sem necessidade e que notifiquem os órgãos responsáveis sobre qualquer ocorrência.
Há registros de alagamentos, inundações, deslizamentos, enxurradas, quedas de postes, placas e árvores, além de falta de energia.
A Defesa Civil recomenda:
Não dirigir em locais alagados
Evitar contato com água;
Ficar atento a movimentos de terra e inclinação de postes e árvores;
Em caso de vendaval, buscar local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados;
Evitar atividades de navegação, pesca e esportes náuticos;
Ficar atento a estruturas vulneráveis e erosão costeira;
Em caso de queda de fios de eletricidade, comunicar a Celesc, pelo telefone 0800 ou pelo aplicativo.
Telefones de emergência:
Celesc: 08000 480196
Corpo de Bombeiros Militar: 193
Defesa Civil: 199
Polícia Militar: 190
Foto: Defesa Civil/Divulgação.