Jornal Mesorregional: Descubra como foi a viagem de Mário à Europa
Neste mês Blumenau comemorou mais um ano de vida e a edição impressa do Mesorregional dedicou um especial de quatro páginas aos seus 172 anos. Em uma entrevista exclusiva, o prefeito Mário Hildebrandt contou todos os detalhes sobre a sua viagem à Europa. Vem conferir:
Entre os dias 8 e 20 de agosto, o prefeito de Blumenau, juntamente com o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, cumpriram um cronograma de viagem pela Europa. O roteiro começou na Alemanha e terminou na Lapônia e foi dividido em quatro partes.
Primeiramente, eles visitaram a cidade alemã de Hasselfelde, local de origem do Dr. Blumenau. Em seguida, eles foram para Erfurt, cidade natal do naturalista, Fritz Müller. A terceira parada foi em Munique, cidade onde acontece a maior Oktoberfest do mundo. O destino final, e principal motivo da viagem, foi a cidade de Rovaniemi na Finlândia, a casa oficial do Papai Noel.
Converse com o Mesorregional e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Em Hasselfelde, Alemanha
Por lá, foi firmada uma parceria de cidade co-irmã entre Blumenau e Hasselfelde. O projeto ainda precisa ser aprovado nos dois municípios, mas já conta com o apoio de ambos os prefeitos.
Além disso, Mário encontrou com Jutta Blumenau-Niesel, bisneta e última descendente viva do Dr. Blumenau. Em um encontro reservado, Jutta solicitou ao prefeito, que após a sua morte, seus restos mortais sejam trazidos para Blumenau e colocados no mausoléu de sua família. O desejo já foi oficializado em documento e as despesas de transporte serão supridas por uma fundação que Jutta e seu marido criaram.
Durante a estadia na cidade, o prefeito também assumiu o compromisso de melhorar o Museu do Dr. Blumenau, que por enquanto tem seu foco somente na história antiga da cidade. O acordo é de trazer informações e materiais de todas as épocas da cidade, inclusive da atualidade.
Uma novidade importante, é uma parceria entre a cidade de Hasselfelde e a Escola Dr. Blumenau. O intuito é melhorar e incentivar o estudo da língua alemã pelos alunos. Em contrapartida, serão selecionados anualmente os melhores alunos e eles terão a oportunidade de passar um tempo na cidade de Hasselfelde para aperfeiçoar o idioma. É uma espécie de intercâmbio que está sendo projetado com a secretária de Educação, Patrícia Lueders.
Em Erfurt, Alemanha
Após uma parada rápida na cidade, o prefeito Mário Hildebrandt descobriu que a casa onde o naturalista alemão, Fritz Müller nasceu, seria vendida. O plano de Mário é agilizar o tombamento da residência, que agora pertence a uma igreja da cidade alemã. Para isso, Hildebrandt fará uma parceria com o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, já que Fritz Müller tem uma história com Nossa Senhora do Desterro (antigo nome de Florianópolis) e também com o Governo do Estado.
Em Munique, Alemanha
A cidade é o local da maior Oktoberfest do mundo e também da Spaten-Franziskaner-Bräu, cervejaria oficial deste ano da Oktoberfest de Blumenau. Em reunião com a diretoria da empresa, Mário estreitou essa e demais parcerias com patrocinadores que estarão presentes na festa.
Em Rovaniemi, Lapônia
Na cidade oficial do Papai Noel, Mário e Marcelo se reuniram com a prefeita de Rovaniemi, Ulla-Kirsikka Vainio. Lá eles descobriram mais sobre a cidade que, durante a Segunda Guerra Mundial, foi quase totalmente destruída por bombardeiros. Depois de reconstruído, o lugar se tornou a residência oficial do Papai Noel e hoje, possui mais de 70 mil habitantes.
Eles também visitaram todas as estruturas natalinas da cidade com o intuito de trazer as informações para o Natal em Blumenau. O prefeito manteve mistério sobre as novidades que estarão presentes na edição deste ano, mas não escondeu o entusiasmo com os planejamentos. Vamos aguardar!
Essa entrevista você também encontra na edição nº 3 do Jornal Mesorregional, página 09.
Fotos: Wellington Civiero/Mesorregional.