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Jornal Mesorregional: Pesquisa situa Brasil como terceiro país que mais consome podcast no mundo

Você costuma ouvir podcast? Segundo uma pesquisa da plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e IBOPE, o Brasil é o terceiro país que mais consome podcast no mundo, ficando atrás somente da Suécia e Irlanda. O levantamento mostrou que mais de 40% dos brasileiros já ouviram um episódio, pelo menos uma vez nos últimos 12 meses.

As plataformas
A mesma pesquisa também mostra que as plataformas mais usadas no mundo são: Spotify com 25% da preferência, Apple Podcasts com 20% e Google Podcasts com 16%.

Podcasts preferidos
No ranking global os mais ouvidos são: The Joe Rogan Experience, em primeiro lugar, Call Her Daddy, em segundo e Crime Junkie, em terceiro. Já para os brasileiros, os podcasts mais ouvidos são: Horóscopo Hoje, Mano a Mano e Flow, em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Os conteúdos
Entre os formatos mais queridos estão: entrevistas, narrativas, mesa redonda, reportagens e resumo do dia. Os gêneros preferidos são: Sociedade e cultura, educação, estilo de vida, religião e comédia.

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De onde surgiu o podcast?

O conceito de podcast surgiu em setembro de 2000, quando foi lançado o programa MyAudio2Go pela iGO. Se tratava de um agregador, entretanto era feito para computadores. Com lentidão por conta da internet discada, o programa baixava áudios de notícias de temas variados. A empresa quebrou, mas a ideia permaneceu.

Em outubro de 2000, Tristan Louis, Dave Winer e Adam Curry criaram um recurso em áudio pensado para blogs: o RSS. A ideia só foi aplicada em 2003, na Ed Radio que rastreava continuamente os feeds RSS relacionados a arquivos MP3 e os armazenava num único registro. Dessa forma, o usuário agregava as atualizações de diferentes programas de MP3 num só lugar. Os três continuaram a espalhar a notícia e aperfeiçoar o programa. A partir de 2004, vários agregadores começaram a ser lançados: iPodderX, iPodder e CastPodder, por exemplo.

A criação do termo ‘podcast’ é atribuída ao jornalista inglês Ben Hammersley, que em 2004, sugeriu a nomenclatura num artigo para o jornal britânico The Guardian. Assim, Hammersley, registrou para uso pessoal o domínio podcast.net. O nome agradou a Winer, Curry e outras lideranças da época e pegou!

A partir daí os podcasts foram evoluindo até chegar ao que conhecemos hoje. Com a pandemia, o serviço ficou mais famoso e recebeu mais usuários e criadores de conteúdo.

O impacto da pandemia

Dados divulgados em junho de 2022 pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), mostraram que o consumo de podcast cresceu 132% no pós-pandemia. Os programas de áudio são ouvidos por mais de 41 milhões de brasileiros, contrastando com o índice de 2019 pré-pandemia que era de 17 milhões.

Podcast Universitário

O tema também já está nas diretrizes dos cursos de comunicação nas universidades. Em Blumenau, alunos de Publicidade e Propaganda da Universidade Regional de Blumenau (Furb), são estimulados a criar seus próprios conteúdos de áudio para os agregadores.

O podcast PPFURB, disponível no Spotify, tem todos os seus episódios produzidos por alunos. Atualmente, a dupla Bruno Terreiro Vicentainer e Lucas Rodrigues, ambos do curso de publicidade, roteirizam e produzem o quadro ‘Fim da Pipoca’ que já conta com 13 episódios com temas relacionados ao universo cinematográfico.

“O Fim da Pipoca é um produto do curso de Publicidade e Propaganda da Furb, idealizado por nós, mas sempre com o apoio e o auxílio de toda a estrutura que a universidade propõe para a gente. Durante os 4 anos de graduação, temos três matérias de produção audiovisual, então tentamos ao máximo encaixar os aprendizados em sala de aula para levar um conteúdo bom para os nossos ouvintes”, comenta Lucas Rodrigues, um dos administradores do quadro.

*Esta reportagem você também encontra na página 12 da versão impressa do Jornal Mesorregional, edição nº 04.

Foto: Olga Helena de Paula/Mesorregional.

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