DestaquesSegurança

Entenda a diferença entre bloqueios e interdições:

Desde domingo (30), uma série de protestos e manifestações vem acontecendo no país inteiro. Motivados pela insatisfação do resultado das Eleições 2022, muitos grupos organizados estão demonstrando sua indignação através de bloqueios e interdições nas rodovias brasileiras. Mas, você sabe qual a diferença entre esses dois termos? Confira:

Segundo a definição do Oxford Languages, BLOQUEIO é um substantivo masculino que significa o ato ou efeito de bloquear. Obstrução ou impedimento de entrada, saída ou passagem, por meio de algum obstáculo físico ou barreira.

O dicio.com.br traz alguns exemplos: obstruído – trânsito bloqueado pelo acidente. Cujo acesso foi negado – que não se pode acessar – programa bloqueado.

Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Ainda segundo o Oxford Languages, INTERDIÇÃO é um substantivo que simboliza o ato de interdizer ou de interditar. Que se interditou (rodovia). Na questão jurídica diz-se de ou indivíduo que sofreu interdição; interdito. Quanto ao termo militar, é a ação que visa dificultar ou impedir, por qualquer meio, o uso de determinada área ou rota pelo inimigo.

O sinonimos.com.br ainda aponta exemplos para dois sentidos da palavra: 1 – impedimento. 2 – inibição, proibição, veto, vedação.

O Dicionário Informal diz que INTERDITADO é: bloqueado, local sem passagem temporária. Fechado por tempo indeterminado. Já BLOQUEADO é: Flexão de bloquear. Que sofreram algum tipo de bloqueio.

Ou seja, BLOQUEIO é quando há o uso de algum material físico obstruindo a passagem. Já INTERDIÇÃO é o fechamento temporário de algum lugar ou estabelecimento.

Foto: Jefferson Santos/Mesorregional.

error: Conteúdo Protegido !!