Falta de abastecimento de água em Blumenau dá prévia do sofrimento no verão?
Leitores Mesorregional procuraram nossa equipe durante os últimos dias para relatar a dificuldade que estão passando em decorrência a falta de abastecimento de água, nas mais diversas regiões de Blumenau. Aqui mesmo na sede do Mesorregional reparamos que durante essa semana houve falta frequente e nas regiões mais altas a água sequer está chegando e quando chega, sem pressão.
Um exemplo de faltas constantes nos últimos meses é no loteamento Ana Cristina, no final da Rua Norberto Seara Heusi, também no bairro Escola Agrícola, onde geralmente a água só chega durante as madrugadas. Ainda no mesmo bairro moradores da Rua Otílio Verdi e da Rua Frei José nos procuraram nesta sexta-feira (09) informando que há dias estão sofrendo com o desabastecimento.
Ainda nessa região, no bairro Salto, pertinho da própria sede do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), as pessoas também relataram falta de água há mais de dois dias consecutivos na Rua Hercilio David Coutinho. Mas não para por aí. Na região norte, moradores da Rua Leôncio João Deschamps, no bairro Itoupava Central e da região dos bairros Nova Esperança, Fortaleza e Tribess, no leste do município, também relatam que estão com as torneiras secas.
Resposta do SAMAE
O SAMAE informou através de Felipe Leite, diretor de operações da autarquia, que detalhou que por conta da turbidez do rio Itajaí-Açu decorrente das chuvas dos últimos dias, o sistema de tratamento e distribuição está sendo realizado com compensação, afim de evitar ao máximo o desabastecimento, mas que um dos problemas mais constantes é o uso irracional da água em momentos críticos como este.
“A ETA já está operando em 100%… o tratamento e a distribuição estão em pleno vapor, mas o problema tem sido o não consciente da água. Estamos recebendo muitas denúncias, em que há pessoas lavando calçadas, carros, fazendo uso desnecessário e com isso a população que residente nos locais mais altos é afetada.” afirmou, ressalvando rompimentos pontuais em adutoras.
Investimentos
Indagamos a autarquia sobre investimentos em curto prazo na cidade, tendo em vista que estamos dentro do período mais quente do ano. O SAMAE informou que já estão viabilizados recursos financeiros para as obras de construção dos novos sistemas de adução, captação e tratamento de água. O empreendimento inclui a ampliação da adução e captação de água bruta do rio Itajaí-açu, assim como da Estação de Tratamento de Água II (ETA II), aumentando a capacidade total de produção na cidade em 40%.
O diretor-presidente do SAMAE Blumenau, Michael Schneider, explica a necessidade dos recursos, “Todas as estações de tratamento serão beneficiadas com investimentos em modernização e manutenção nos próximos anos. A ETA II é responsável por abastecer 70% do município e foi construída há 50 anos. Por isso, existe a necessidade urgente de grandes intervenções e investimentos. Essas ações beneficiarão todas as famílias da nossa cidade”, afirmou.
O investimento foi aprovado pelo Banco para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) após uma análise criteriosa dos projetos estruturantes que atendem áreas prioritárias de desenvolvimento sustentável e saneamento. Serão investidos 26 milhões de dólares. A previsão para a licitação da obra de Ampliação e Captação de água bruta é para fevereiro ou março de 2023 e da ETA II para julho, ou seja, o verão deve ser tenebroso com relação a água em Blumenau.
Enquanto isso condomínios e mais condomínios são liberados sem estudo de impacto de vizinhança na cidade e quando há, as reivindicações dos moradores quase sempre não são acatadas.
Atualização
Por volta das 19h30min, o SAMAE atualizou as informações relacionadas aos problemas de abastecimento de água em Blumenau durante esses últimos dias, pós chuvas intensas, na região. Confira o comunicação na íntegra:
“Boletim sobre o abastecimento de água em Blumenau Samae Blumenau
O O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae Blumenau o informa que as equipes continuam trabalhando para aumentar o abastecimento de água onde ainda há intermitência, nesta sexta-feira, dia 9.
A turbidez da Água no Rio Itajaí-açu chegou a 295 NTU e 90% dos pontos onde existiam problemas no abastecimento de água estão regularizados.
Ainda há intermitência nas regiões mais altas da cidade. A ETA II está trabalhando com 100% de sua capacidade de tratamento de água, porém não conseguimos recuperar os reservatórios nas regiões mais afetadas, por causa do alto consumo.
O Samae Blumenau reforça a orientação para que a população evite o desperdício de água lavando carros, muros , telhados e enchendo piscinas. O uso consciente contribui para que todas as famílias possam ter água potável em suas casas.
Lembrando que a situação foi causada pelas fortes chuvas dos últimos dias no Médio Vale do Itajaí que elevaram os níveis de turbidez na água do Rio Itajaí-açu e desde segunda-feira, dia 5, a autarquia está alertando e informando sobre o problema.“
Foto: Divulgação / Rajesh Balouria