Você sabe o que foi o Projeto Manhattan? Entenda a história por trás de Oppenheimer, novo filme de Christopher Nolan
Em 1933, Adolf Hitler, se tornava o mais novo chanceler da Alemanha. Anos mais tarde, em 1939, as intenções do austríaco e do seu governo nazista já eram uma preocupação mundial. Era neste contexto que vivia o físico teórico, Albert Einstein, que devido a sua origem judaica tinha muitos motivos para temer o governo de Hitler.
Mas não era somente a perseguição aos judeus que deixava Einstein preocupado, pois anos antes ele havia inventado a famosa equação: E = mc², a qual mostrava que massa e energia são intercaláveis, iniciando assim o estudo da energia nuclear. Einstein começou a enviar cartas ao então presidente dos Estados Unidos da América, Franklin Delano Roosevelt, para que ele criasse um departamento de estudo de energia nuclear, antes que os nazistas começassem a produzir armamentos de destruição em massa usando a sua equação.
Foi assim que depois de muita persuasão, que os EUA criaram o Projeto Manhattan, com o apoio da Inglaterra e do Canadá. O programa era secreto e operou de 1942 a 1946, durante a Segunda Guerra Mundial. O físico teórico norte-americano Robert Oppenheimer foi o diretor do projeto que conseguiu desenvolver a primeira bomba atômica da história.
O laboratório Los Alamos produziu dois tipos de ogivas nucleares: as bombas de implosão com Plutônio-240 e as bombas de disparo, feitas a base de Urânio-235. Foi assim que as bombas, Fat Man lançada em Nagasaki, matando entre 60 mil e 80 mil pessoas e a Little Boy, lançada em Hiroshima, que vitimou entre 90 mil e 166 mil, foram criadas.
Oppenheimer: novo longa de Christopher Nolan
É neste cenário que o filme de Nolan se desenrola. Com o ator Cillian Murphy como J. Robert Oppenheimer, o longa conta a história do físico teórico conhecido como “pai da bomba atômica”. O roteiro é baseado na biografia de Kai Bird e Matin Sherwin, American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer, publicada em 2006.
O elenco conta com muitas estrelas: Florence Pugh, Jack Quaid, Matthew Modine, Matt Damon, Emily Blunt, Robert Downey Jr., Josh Hartnett, Kenneth Branagh, Gary Oldman, Rami Malek, Gustaf Skarsgard, Dane DeHaan, Jason Clarke e Casey Affleck, entre outros.
Nesta semana, Nolan revelou em entrevista para a Total Film, que conseguiu recriar o efeito da explosão causada pela bomba nuclear sem o uso de computação gráfica.
A estreia do filme ficou marcada para 20 de julho de 2023 no Brasil.
Foto: Divulgação/Reprodução.