Exército Brasileiro doa 21 blindados para o Uruguai
21 viaturas blindadas que não estão mais em uso pelo Exército Brasileiro foram doadas para as Forças Armadas do Uruguai. Originada do PL 3.212/2021, aprovado pelo Senado em agosto, a Lei 14.449 foi sancionada pelo presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) e publicada em setembro no Diário Oficial da União. Com isso, foram doados à nação vizinha 10 veículos blindados M-108 e 11 blindados Urutu para transporte de pessoal.
Os blindados foram entregues agora no final do ano em seu atual estado de conservação e as despesas serão custeadas pelo comando do Exército do Brasil. Somente o transporte de outros estados até o 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Santana do Livramento (RS) custou cerca de R$ 20 mil. Foi neste batalhão que ocorreu a entrega ao Exército uruguaio.
De acordo com o Exército Brasileiro os veículos doados estão sendo substituídos por novas e mais modernas viaturas. Essa não foi a primeira doação, em 2018, o Brasil também doou outras 25 viaturas blindadas de combate, M-41 ao Exército vizinho. “Nossa fronteira não é uma divisão política, é um ponto de encontro, um ponto de cooperação entre a sociedade brasileira e a sociedade uruguaia” afirmou o comandante da Força Militar do Sul, general Fernando Soares na solenidade de entrega.
Confira a reportagem divulgada nesta sexta-feira (22), produzida e publicada pelo próprio Exército Brasileiro em seu Twitter Oficial. Confira na íntegra:
Foto em destaque: Divulgação / EB (Blindado modelo M-108)