Defesa Civil mantém alerta de chuva intensa até a madrugada desta quinta-feira
O governador Jorginho Mello (PL) esteve nesta manhã na sede da Defesa Civil do Estado com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Fabiano de Souza, e o secretário de Estado de Proteção e Defesa Civil, coronel Armando Schroeder, para atualização de informações dos impactos da chuva nos municípios catarinenses. Mello também ligou para prefeitos de municípios que tiveram prejuízos em decorrência das tempestades das últimas 24 horas.
Os dados meteorológicos da Defesa Civil de Santa Catarina mostram que ao menos sete cidades tiveram volumes mais significativos de chuva entre a tarde desta terça-feira (17), e madrugada desta quarta-feira (18), no Médio Vale do Itajaí e Planalto Norte. As cidades são:
Rodeio (173.1 milímetros nas últimas 12 horas)
Indaial (107.8 milímetros nas últimas 12 horas)
Timbó (96.7 milímetros nas últimas 12 horas)
Monte Castelo (74.8 milímetros nas últimas 12 horas)
Benedito novo (64.0 nas últimas 12 horas)
Mafra (50.0 milímetros nas últimas 12 horas)
Vítimas
Segundo o Corpo de Bombeiros, até o momento foram registradas três mortes em decorrência das tempestades. Um homem de 41 anos, outro de 30 anos e uma criança de 4 anos, todos de uma mesma família, moradores de Rodeio, no Médio Vale. Duas pessoas seguem desaparecidas, uma criança de 1 ano e meio e de mais um homem de 50 anos, no mesmo município. As buscas estão sendo realizadas com o auxílio de helicóptero e cães farejadores.
O Governador solicitou às estruturas do Estado que prestem todo o apoio necessário aos municípios atingidos. As equipes regionais da Defesa Civil também seguem no auxílio às prefeituras, trabalhando em demandas para o restabelecimento dos locais atingidos.
Previsão e alerta
Muitas nuvens persistem em grande parte de Santa Catarina, por isso, entre esta tarde e a próxima noite, existe a previsão de pancadas de chuva com trovoada e alto risco de temporais isolados, para todas as regiões, motivo pelo qual a Epagri/Ciram emitiu um novo aviso, que informa sobre a possibilidade de rachadas de vento, raios e possível queda de granizo, sobretudo entre o final da tarde e início da noite em todas as regiões do Estado.
Foto: Divulgação / Defesa Civil de Santa Catarina