DestaquesGeral

Asteroide de mais de 1 km passará pela Terra nesta quarta (15)

Um asteroide com cerca de 1,2 km de diâmetro vai passar “relativamente perto” da Terra na noite desta quarta-feira (15). O chamado 199145 (2005 YY128) não representa nenhuma ameaça para o planeta porque, segundo a Nasa, o objeto passará a cerca de 12 vezes a distância média entre a Terra e a Lua, a 4,5 milhões de quilômetros.

Segundo o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (Center for Near Earth Object Studies) da Nasa, esse asteroide vai fazer a sua maior aproximação com a Terra em quatro séculos aproximadamente às 20h no horário de Brasília, a uma velocidade de 88.740 km/h (veja uma imagem dele acima).

É preciso ressaltar que os astrônomos o acompanham há bastante tempo, e conhecem bem o seu caminho orbital, assim como o de diversos outro Asteroides Próximos da Terra.

A Nasa estuda a fundo a órbita desses corpos para justamente prever aproximações e probabilidades de impacto. No ano passado, pela primeira vez na história, a agência inclusive conseguiu alterar a trajetória de um asteroide com sucesso. A missão foi um teste para verificar a capacidade de desviar a rota de corpos celestes que poderiam entrar em rota com a Terra no futuro.

Ainda de acordo com agência espacial americana, diariamente, cerca de cem toneladas de “material interplanetário” caem na superfície da Terra, mas a maioria desses objetos são minúsculas partículas de poeira que são liberadas por cometas (geralmente, os cometas são feitos de gelo e poeira, diferentemente dos asteroides, que são rochosos).

Fonte: G1 – Ciência.
Foto: Nasa/Divulgação.

error: Conteúdo Protegido !!