Confira os detalhes de como serão o retorno das aulas na rede municipal de Blumenau
Representantes da Prefeitura de Blumenau, incluindo da Secretaria Municipal de Educação concederam uma coletiva de imprensa no início da tarde desta sexta-feira (14) para dar detalhes sobre o retorno das aulas na cidade após a suspensão causada pelo ataque violento no CEI Cantinho Bom Pastor, no dia 05 de abril.
O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), iniciou a coletiva reforçando sua solidariedade às famílias das vítimas e agradecendo o trabalho das autoridades policiais e dos profissionais da saúde que atenderam o incidente, além de reconhecer o esforço das mais diversas áreas do Município para que o retorno letivo seja tomado com a maior sensação de segurança possível.
Em seguida, a vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar (PSDB), iniciou sua fala enaltecendo o trabalho na imprensa e explicou que a retomada das aulas foi planejada em conjunto com as equipes pedagógicas das escolas e com as orientações de diversos profissionais através da ampliação da equipe multidisciplinar, principalmente os da área da saúde e da Assistência Social, para não somente superar esse momento, mas assim como evitar qualquer coisa desse gênero no futuro.
“Hoje já temos uma rede que atende esse serviço, articulada entre Saúde, Educação e Assistência Social… nossa ideia é ampliar essa equipe e levar alguns profissionais para dentro das escolas para poder acolher a todos que precisarem de um atendimento especializado.” frisou Maria Regina.
Hildebrandt reforçou a importância da volta às aulas e ressaltou que a educação é fundamental para o desenvolvimento da cidade e falou de diversas ações que estão sendo e ainda serão desenvolvidas em médio e longo prazo “Estaremos instalando 220 câmeras de monitoramento, interligadas com a Polícia Militar, além da instalação de sirenes e de botões de pânico, tudo com treinamento.”, afirmou.
Sobre muros e cercas, o prefeito comentou que 12 equipes já estão trabalhando numa frente de 24 obras que já estão em andamento e em todas as unidades educacionais do Município serão revisadas. Ele também comentou sobre o acesso ao interior das unidades escolares, sendo que a partir de agora, apenas alunos e profissionais poderão entrar nos estabelecimentos. “Não é nada contra os pais, é a favor de seus filhos, é preciso a compreensão que não haverá autorização para entrada de pessoas que não sejam do ambiente educacional…” detalhou.
Sobre os agentes de segurança, de imediato, 150 profissionais estuarão, já a partir de segunda-feira, sendo 50 já atuando com armas letais, sendo que dentro dos próximos dias, todos deverão atuar dessa forma. A entrevista coletiva está disponível através da nossa página no Facebook.
Individualmente, O Mesorregional conversou com o prefeito, a vice e o secretário municipal de Educação, Alexandre Matias (PSDB). O secretário também comentou de algumas medidas que estão sendo tomadas, mas solicitou a compreensão e colaboração de pais de alunos nesse processo. “