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Dia das Mães vai movimentar cerca de R$ 33,2 bilhões no país em 2023

O Dia das Mães é uma das datas mais celebradas no mundo, trazendo o espírito de amor, cuidado, afeto, carinho e admiração. Comemorada no segundo domingo de maio, neste ano, no dia 14, é também uma das datas mais importantes para o comércio, sendo considerada pelo varejo como a principal data comemorativa do primeiro semestre. Em termos de faturamento, durante o ano, perde apenas para o Natal.

Nos próximos dias, o Dia das Mães vai movimentar o comércio no país inteiro. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, realizou uma pesquisa em todas as capitais do país sobre as intenções de compras dos consumidores para este período.

O levantamento apontou que aproximadamente R$ 33,2 bilhões serão movimentados nos segmentos de comércio e serviços em decorrência da data em 2023 e que cerca de 128,7 milhões de brasileiros pretendem presentear alguém este ano.

Consumidores devem gastar mais do que em 2022

Comparando aos dados de 2022, 28% dos consumidores pretendem gastar o mesmo valor que investiram no ano anterior, enquanto 38% acreditam que devem gastar mais. Entre os motivos para o aumento no investimento estão: comprar um presente melhor (44%); produtos que pretendem comprar estão com preço mais elevado (40%); e piora no cenário econômico comparado a 2022 (20%). O ticket médio por consumidor ficou estabelecido em R$ 258, sendo que a maioria dos entrevistados pretendem comprar dois presentes na data.

As principais presenteadas na data serão as mães (78%), esposas (18%) e sogras (16%).

Roupas, calçados e acessórios lideram as categorias de presentes

Segundo a pesquisa, os líderes de venda em 2023 serão roupas, calçados ou acessórios com 46% das intenções de compra, seguidos de perfumaria, com 42%, cosméticos, com 23% e por último chocolates, com 23% das intenções.

Lojas físicas aparecem como principal local de compras

As lojas físicas ainda são as preferidas dos brasileiros para comprar os presentes de Dia das Mães. Ao todo, 72% dos entrevistados pretendem comprar os presentes presencialmente, sendo os shopping centers eleitos como o melhor local por 31% dos consumidores e 18% preferem as lojas de rua.

As compras on-line aparecem como preferência para 40% dos consumidores, sendo lojas e sites virtuais escolhidos por 36%. Os principais locais de compras on-line são sites de varejistas nacionais, varejistas internacionais e sites de lojas de roupas, respectivamente.

“Apesar dos últimos anos terem significado uma verdadeira revolução no comércio eletrônico, o brasileiro ainda valoriza muito a compra presencial, a experiência de ir à loja e escolher o produto. O comércio deve sim investir no atendimento on-line, mas o atendimento físico se mantém muito forte no país”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

PIX será forma de pagamento mais utilizada

A opção de pagar os presentes em PIX foi apontada por 34% dos consumidores, com aumento de 8 pontos percentuais comparado a 2022. Pretendem pagar no cartão de débito, 26% dos entrevistados e 53% alegaram que o pagamento será feito a prazo, no cartão de crédito parcelado (33%) e parcela única (19%).

A maior parte das pessoas (81%) pretende pesquisar antes de efetuar as compras, sendo que 67% realizam pesquisa de preços sem o uso da internet, diretamente nas lojas físicas. Já 71%% dos entrevistados utilizam sites e aplicativos e 39% consultam as redes sociais.

Consumidores deixarão de pagar alguma conta para presentar no Dia das Mães

A pesquisa aponta que 12% dos consumidores constatou que vai deixar de pagar alguma conta para presentear no Dia das Mães. Os consumidores ainda apresentaram um dado preocupante: 29% admitiram que costumam gastar mais do que podem com as compras na data.

A orientação é que os consumidores utilizem a criatividade, antes de se endividarem, afetando o orçamento familiar. “Vivemos um momento de recorde de inadimplência da população. Por isso, o consumidor deve priorizar o pagamento das contas antes de adquirir novas dívidas”, orienta Merula Borges, especialista em finanças da CNDL.

Campanha “Dia das Mães: Amor que Supreende” segue até dia 16 de maio

Entre algumas das estratégias para vender mais e melhor no Dia das Mães, é estimular os consumidores a participarem de promoções e campanhas. A CDL Blumenau segue com a Promoção “Dia das Mães: Amor que Supreende” até o dia 16 de maio, com o sorteio de R$ 20 mil em prêmios.

Fonte: Varejo S.A.
Foto: Divulgação/Reprodução.

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