DestaquesGeral

Cooperativa de reciclagem em Blumenau se destaca pelo trabalho social e ambiental

Atualmente a cooperativa conta com 66 associados, sendo mais de trinta imigrantes haitianos, sendo a maioria mulheres. Realizada a triagem de aproximadamente 180 toneladas mês de material reciclado recebido da coleta seletiva do Município de Blumenau. Com faturamento de mais de 200 permite uma retirada mensal de 3 salários mínimos e todos os direitos de proteção e seguridade social dos trabalhadores.

A Cooperreciblu que foi fundada no final dos anos de 1990 como associação e transformada em Cooperativa de Trabalho em 2015 conta com apoio da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FURB) um programa de extensão com atividades de assessoria, formação e acompanhamento da cooperativa e seus associados.

Ao longo 2020 reciclou mais de 1,3 mil toneladas de materiais gerando renda para associados e uma economia estimada para o município de Blumenau de mais de 325 mil reais. Este seria o valor estimado gasto pelo Município se fosse dar destino ao material reciclável sem contar com o trabalho desses associados.

Depois destes avanços, existe a expectativa que o SAMAE Blumenau e a Prefeitura retomem as negociações para a contratação e remuneração da Cooperreciblu pelos serviços ambientais prestados, a exemplo da maioria dos municípios no país.

A Reciclagem é importante tanto para o Meio Ambiente, quanto para as pessoas, é uma ação continuada de coleta e processamento de resíduos que de outra forma seriam jogados como lixo; mas que podem ser reaproveitados e transformados em novos produtos.

Ela é uma das maneiras mais eficazes de proteger nossa biodiversidade e prezar pelos recursos naturais. Além disso, elas contribuem para a redução de desastres ambientais, como enchentes, contaminação de rios, mares e solos e reduzem a poluição tal maléfica para os seres vivos.

Para Arnoldo Pahl, Presidente da Cooperativa os “investimentos possibilitarão aumento da capacidade de triagem de materiais e aumento da renda e ampliação do quadro associativo”.

“O incentivo à cooperativa é um trabalho comunitário necessário, pois temos ali pessoas em situação de vulnerabilidade, haitianos, apenados, pessoas que teriam dificuldades no mercado de trabalho em busca de outro emprego”, finaliza o presidente Arnoldo Pahl.

Reciclar ajuda na conservação de recursos naturais como madeira, água e minerais, reduzindo a necessidade de extração de novas matérias-primas. Os materiais de reciclagem não requerem muita energia para serem remanufaturados em comparação com a conversão de novas matérias-primas em produtos utilizáveis, portanto, gera economia.

Quanto mais reciclar, mais diminuirá os custos com limpeza urbana, além de evitar a poluição reduzindo as emissões de gases de efeito estufa que provocam a mudança climática global, mantendo o Meio Ambiente sustentável para as gerações futuras. A produção de alguns materiais, como o plástico, resulta em grande emissão de fumaça que polui o ar. Muitos produtos químicos utilizados pelas indústrias são nocivos e seus rejeitos são despejados na natureza acabando por poluir a água e o solo. 

O processo reciclagem funciona também como Educação Ambiental, envolve a coleta, triagem e processamento dos resíduos. Exemplos de coisas que podem ser recicladas incluem jornais, revistas, caixas de leite, latas de aço, alumínio, garrafas, vidros e frascos plásticos e muitos outros.

Além de favorecer uma atividade rentável gerando novos empregos, a reciclagem reduz a quantidade de resíduos (lixo não reciclável) enviados para aterros sanitários ou depósitos de lixo, prolongando a vida útil desses locais. Lembrando que os aterros também são fiscalizados e tributados, se existirem multas por excesso de capacidade de armazenamento, essas multas quem paga são os próprios contribuintes.

Adotar essa idéia e ter ações diárias de reciclagem não requer mudanças de estilo de vida tão dramáticas como pode parecer à primeira vista. Geralmente, em uma casa ou empresa, há mais resíduos recicláveis do que não recicláveis. É importante que a comunidade participe da coleta seletiva e de toda ação que contribua para uma melhor sustentabilidade. 

Não importa o quão sem importância possa parecer, faça a sua parte: Recicle!

Onde levar

São três os pontos fixos de coleta: na sede da Acib (Rua Antônio Treis, 607, 2º andar – Centro Empresarial de Blumenau), no Centro de Inovação de Blumenau (Rua São Paulo, 3366 – Itoupava Seca) e no Senac (Avenida Brasil, 610 – Ponta Aguda).

Há também um ponto itinerante. No mês de janeiro ele está na Segura Segurança Privada (Rua João Pessoa, 3152 – Velha). A partir de fevereiro serão dois os pontos itinerantes.

As empresas interessadas em aderir ao programa e receber o ponto de coleta por um ou dois meses podem entrar em contato pelo email administrativo@acib.net ou pelo telefone (47) 3326-1230.

Conheça o ACIB Recicla


O ACIB Recicla é promovido junto à Weee.do Logística Reversa de Eletroeletrônicos, responsável por assegurar a destinação adequada de materiais eletrônicos que não são mais utilizados. Desde que começou, já foram arrecadadas cinco toneladas de resíduos eletrônicos, como ventiladores, micro-ondas, ferros elétricos, computadores, notebooks, celulares e acessórios, monitores, centrais telefônicas, walkie-talkies, aparelhos telefônicos, rádios, aparelhos de som, CD, DVD ou Blu-ray, equipamentos diversos com placas de circuito impresso, cabos e fios em geral.

Fotos: Reprodução / Divulgação

Onde descartar?

Pontos Fixos
Associação Empresarial de Blumenau (ACIB): rua Antônio Treis, 607, 2ª andar – Vorstadt.
Centro de Inovação de Blumenau (CIB): rua São Paulo, 3.366 – Victor Konder.
Associação Renal Vida: Rua Hermann Hering, 362 – Bom Retiro. 

Em quase quatro anos de existência, o programa Acib Recicla acaba de bater a meta de 5 toneladas de resíduos eletrônicos recolhidos. Trata-se de uma parceria entre a Acib (Associação Empresarial de Blumenau) e a Weee.do Logística Reversa de Eletroeletrônicos, que assegura destinação adequada dos materiais eletrônicos que não são mais utilizados. 

Atualmente, a iniciativa conta com três PEV’s (Pontos de Entrega Voluntária) fixos: na sede da Acib, no Centro de Inovação de Blumenau e no Senac. Neste mês, o PEV itinerante encontra-se na importadora Stuttgart, na rua Almirante Barroso, 1360, bairo Vila Nova. 

Carlos Ricardo Freese, analista de sistemas da GOVBR, é uma das pessoas que foram até a Acib descartar seus resíduos eletrônicos. “Eu já tinha há tempo alguns objetos para serem descartados, mas não sabia onde deixar. Resolvi pesquisar no Google e, por sorte, encontrei uma matéria sobre este assunto. No mesmo dia procurei a Acib para realizar o descarte dos objetos”, conta. Freese, que deixou no PEV uma TV e um monitor de computador, valoriza iniciativas como essa. “Sabemos que todos os anos toneladas de lixo eletrônico são geradas e esses materiais possuem substâncias prejudiciais à saúde e também à natureza. Parabéns à Acib por esta iniciativa e que todos possam fazer o descarte destes objetos corretamente”, aponta.

Pessoas físicas ou jurídicas que queiram descartar seus resíduos eletrônicos podem procurar a Acib para mais informações. Empresas que tiverem interesse em aderir ao programa e receber o ponto de coleta também podem entrar em contato pelo email administrativo@acib.net ou telefone (47) 3326-1230. 

O que pode ser descartado?

Entre os materiais que podem ser descartados nos PEVs estão eletrodomésticos como ventiladores, micro-ondas, telefones ou ferros elétricos. A comunidade também pode descartar materiais como computadores, notebooks, celulares, e seus acessórios, monitores, centrais telefônicas, walkie-talkies, aparelhos telefônicos, rádios, aparelhos de CD, DVD ou Bluray, aparelhos de som, equipamentos diversos com placas de circuito impresso, cabos e fios em geral, ou qualquer aparelho com componentes eletrônicos.

Não podem ser destinados ao PEV materiais como lâmpadas, pilhas, baterias, toners e cartuchos de impressão, disquetes, CDs, DVDs, fitas VHS e eletrodomésticos contendo gases perigosos, como geladeiras, aparelhos de ar condicionado e fogões.

error: Conteúdo Protegido !!