Gaspar inicia período educativo das novas lombadas eletrônicas
Gaspar dará início, a partir desta quinta-feira, dia 29, a uma fase educativa referente às infrações de trânsito captadas pelas 12 novas lombadas eletrônicas e dois radares recentemente instalados na cidade. Após passarem por uma verificação realizada pelo Inmetro, esses equipamentos começarão a aplicar multas a partir do dia 15 de julho.
Neste momento, os motoristas que desrespeitarem os limites de velocidade, cruzarem a linha de retenção das faixas de pedestres ou ultrapassarem o sinal vermelho (dependendo do local) não serão multados. No entanto, a partir do dia 15 de julho, as infrações registradas por essas novas lombadas serão efetivamente consideradas e os infratores serão autuados. Os proprietários dos veículos terão que pagar as respectivas multas, enquanto os condutores terão pontos registrados em suas carteiras de habilitação.
Os pontos onde as novas lombadas estão localizadas são: Rua Anfilóquio Nunes Pires (números 231, 2632 e 3726), Rua Itajaí (números 222, 535 e 1377) e Rua Dr. Nereu Ramos (número 632). Já os dois radares que detectarão excesso de velocidade e ultrapassagens com o sinal vermelho estão posicionados na Rua Duque de Caxias e na Antônio Conceição.
Gaspar vem passando por uma renovação nos pontos de fiscalização de velocidade do município desde o ano passado. Em um prazo de até 90 dias, a empresa Telmesh Tecnologia e Sistemas, responsável pelo projeto, concluirá a instalação de 30 novos pontos de monitoramento em toda a cidade. Essa empresa ficará encarregada da locação, implantação, manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos de fiscalização automática de trânsito, além de fornecer o sistema de processamento das infrações cometidas. Além disso, os novos equipamentos possuem uma tecnologia mais avançada do que os modelos atuais.
Dentro de 60 dias, ocorrerá a expansão do monitoramento para 20 faixas de lombadas eletrônicas com reconhecimento óptico de caracteres (OCR), quatro equipamentos de fiscalização de semáforos e velocidade (radar múltiplo), além de oito equipamentos fixos de leitura automática de placas (OCR Fixo). A conclusão das instalações está prevista para até 90 dias, totalizando 26 pontos de lombadas eletrônicas com OCR, quatro semáforos e 12 equipamentos de leitura automática de placas.
A escolha dos pontos de lombadas eletrônicas para manutenção na cidade foi baseada em um estudo técnico contratado pela Prefeitura, que considerou o número de acidentes, o potencial de risco, as características das vias, o fluxo de veículos e pedestres, entre outros aspectos. Após uma análise minuciosa, foram definidos quais seriam os novos pontos que receberiam a fiscalização eletrônica, além dos pontos de fiscalização já existentes, que também serão equipados com os novos dispositivos.
Foto: Divulgação/Reprodução