DestaquesSaúde

Após registro de fila grande no AGF da Escola Agrícola, Prefeitura muda método para agendamento de consultas

Após conteúdo divulgado pelo Mesorregional, sobre uma enorme para agendamentos de consultas, apenas na última sexta-feira do mês no Ambulatório Geral da Família do bairro Escola Agrícola, na manhã de hoje (30), a Prefeitura de Blumenau resolveu emitir uma Nota Oficial informando que como padrão todas as unidades de saúde do Município terão de aceitar o agendamento para consultas eletivas em todos os dias da semana.

No comunicado a gestão municipal da Secretaria de Promoção da Saúde há a afirmação de que o sistema de agendamento de tal maneira é uma opção proporcionada pelo Conselho Local de Saúde, mas que “reconhece que, apesar da autonomia do conselho local de saúde em definir as formas de agendamento, o modelo não estava funcionando e, ratifica que, a partir de agora, não terá mais um dia específico para o agendamento de consulta.”

Confira a Nota na íntegra:

“A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), informa que, a partir de agora, deixará a agenda eletiva aberta nas unidades de saúde do município, e o agendamento poderá ser realizado em qualquer dia da semana, justamente para evitar a formação de fila. Essa mudança auxiliará os usuários.

A secretaria de Promoção da Saúde reconhece que, apesar da autonomia do conselho local de saúde em definir as formas de agendamento, o modelo não estava funcionando e, ratifica que, a partir de agora, não terá mais um dia específico para o agendamento de consulta.

A Semus aproveita para comunicar que as equipes já estão orientadas e os moradores atendidos hoje no AGF Escola Agrícola também foram orientados acerca do novo modelo de agendamento que dará mais comodidade ao atendimento dos usuários.”

O nosso conteúdo, logo pela manhã dessa sexta-feira, foi gerado após alguns contatos por parte da própria comunidade que estava na fila, alguns desde a madrugada e que acabou gerando revolta pelo tamanho que acabou ficando a dúvida se todos conseguiriam o agendamento. Cabe destacar que prontamente atendemos o chamado e compartilhamos a situação com demais colegas de imprensa e com a própria assessoria de comunicação da Prefeitura e a partir disso veio a decisão.

O Mesorregional se coloca continuamente à disposição de toda a sociedade através dos mais diversos meios de contato, como nossas redes sociais e nosso telefone/WhatsApp (47) 99699-9854.

Outras reivindicações

Outra reinvindicação da comunidade na área da saúde, é sobre a obrigatoriedade de crianças serem submetidas a consultadas com clínicos gerais antes de um atendimento por médico pediatra. A Prefeitura explicou que passou a adotar a medida para que o acolhimento seja de forma igualitária, tanto nos AGFs, quanto nas Unidades Básicas da Família.

  • Correção: Anteriormente informamos que um dos motivos da mudança no atendimento seria por conta da dificuldade no número de pediatras, fato que não foi confirmado pela Prefeitura. A Secretaria de Promoção da Saúde frisa que a mudança ocorreu para que todos tivessem o mesmo acesso, seja atendido pelo Ambulatório Geral da Família (AGF) ou pela Estratégia Saúde da Família (ESF). Corrigimos a informação e atualizamos a notícia.

Foto: Jefferson Santos / Mesorregional

error: Conteúdo Protegido !!