Conheça o movimento Segunda-Feira Sem Carne
O Mesorregional publicou na tarde desta segunda-feira (03), que vereador Maurício Goll (PSDB) apresentou um Projeto de Lei em Blumenau, que busca implementar a Segunda-feira Sem Carne na cidade. A iniciativa tem a proposta de conscientizar pessoas sobre os impactos do consumo de produtos de origem animal, tanto para os animais, a sociedade e o planeta. A campanha incentiva seres humanos experimentarem novos sabores e texturas, substituindo a proteína animal por opções vegetais pelo menos uma vez por semana.
O próprio vereador entrou em contato conosco após a nossa publicação e comentou brevemente que o projeto já sofreu algumas modificações para esclarecer diversos pontos e para deixar claro que a iniciativa visa focar no estímulo da sustentabilidade. Mesmo com esse foco, algumas pessoas acabam comentando sobre o tema sem ter amplo conhecimento.
Vale destacar que a origem da iniciativa remonta ao U.S. Food and Drug Administration, órgão responsável pelas reservas de comida do exército durante a Primeira Guerra Mundial, que realizava ações para reduzir o consumo de carne nas famílias americanas. Em 2003, a ação foi retomada como forma de prevenir doenças relacionadas ao excesso de consumo de carne.
No Brasil, o movimento começou em 2009 e, somente no primeiro semestre de 2019, foram servidas 42 milhões de refeições sem proteína animal. Personalidades como Sabrina Sato, Xuxa e Cleo Pires são embaixadoras do movimento no país, que também conta com o apoio de líderes mundiais em mais de 40 países.
Aqui no país, a campanha é realizada pela Sociedade Vegetariana Brasileira em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. Além disso, a troca de proteínas um dia por semana equivale a uma redução de 14kg de CO2 emitidos na atmosfera e economia de 3.400 litros de água.
Em São Paulo, por exemplo, desde 2011, as escolas da rede municipal oferecem uma alimentação escolar 100% vegetariana, baseada em alimentos de origem vegetal. Essa medida tem como objetivo promover uma alimentação saudável e sustentável, além de conscientizar os alunos sobre os impactos do consumo de carne.
O projeto de lei apresentado pelo vereador Maurício Goll em Blumenau busca seguir esse exemplo e incentivar o consumo consciente de alimentos, visando a preservação dos animais, da sociedade e do meio ambiente. A proposta ainda deve ser avaliada pela câmara de vereadores para se tornar efetiva na cidade.