DestaquesSegurança

Vigilante de escola de Blumenau é preso pela PM por porte ilegal de arma de fogo

A Polícia Militar prendeu um homem de 46 anos nesta noite de terça feira, dia 11. O fato aconteceu na Escola Vidal Ramos, na Rua Antônio Treis, em Blumenau.

As informações iniciais indicavam que o responsável pela fiscalização das escolas municipais da empresa ORCALI, ao realizar a verificação de acionamento de alarme na EBM Vidal Ramos, percebeu que o vigilante do local estava armado com um revólver Calibre.38 e ao ser questionado sobre o fato, ficou nervoso. O solicitante acionou a policia militar. Ao chegar ao local indicado, à guarnição conversou com o solicitante o qual relatou ser vigilante da empresa ORCALI e foi acionado pela sua central para atendimento de disparo de alarme na EBM Vidal Ramos. Ao chegar à escola, constatou que havia um vigilante no local. Identificou-se, explicando o motivo da sua presença, oportunidade em que percebeu, ainda do lado externo da escola, um volume no bolso frontal do vigilante, compatível com a silhueta de uma arma de fogo. Após a abertura do portão, pode confirmar que o objeto no bolso se tratava de um revólver. Indagou-o a respeito da situação, questionando se possuía porte ou autorização para trabalhar armado e de quem seria a propriedade do armamento, ocasião em que se iniciou um atrito verbal sobre o assunto. Realizou a averiguação do alarme e se retirou das dependências da escola, fazendo o acionamento da Polícia Militar para averiguação da situação. No intervalo do acionamento até a chegada das viaturas, percebeu que o vigilante da escola foi até o interior de alguma sala da escola e retornou desarmado para a guarita. A partir da informação repassada, as equipes foram em direção ao portão do colégio, onde foi iniciada a verbalização com o vigilante o qual não foi colaborativo com as guarnições, negando-se a franquear a entrada. Ante a negativa, foi realizado a entrada com a transposição do muro. O vigilante foi submetido à busca pessoal e, após entrevista, confessou ter armazenado a arma em seu armário na sala dos professores.

A PM foi até o cômodo indicado, localizando o revólver calibre .38 com 6 munições intactas. Indagado sobre o fato, o vigilante declarou que é vigilante da Prefeitura de Blumenau e que trabalha há 6 anos na Escola Vidal Ramos. Que devido a ter duas armas de fogo da empresa Orcali trancadas em um cofre dentro do Colégio, tem receio que criminosos possam entrar em seu local de trabalho para subtraí-las. Que por isso, trouxe sua arma particular para o serviço. Que já houve ocorrências dessa espécie e que já tentaram invadir a escola. Além disso, que nas redondezas há bairros perigosos. Que por se tratar de um lugar vazio à noite, tem medo que ocorra algum problema relacionado, informou que o Vigilante da Orcali achou que ele estaria utilizando as armas da Orcali, por serem parecidas. Que na verdade estava usando a sua arma particular, devidamente registrada. Que não anda armado em outras situações. A equipe policial informou que o vigilante não trazia consigo nenhuma documentação relacionada a arma de fogo encontrada. Diante dos fatos, o vigilante foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.

Foto: Divulgação/Reprodução

error: Conteúdo Protegido !!