Menina de 11 anos cai de cavalo e fica em estado grave no Vale do Itajaí
No início da tarde desta terça-feira (15), a equipe aeromédica do Arcanjo 03, composta por integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e em parceria com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), realizou mais um atendimento de emergência envolvendo a queda de um cavalo.
Por volta das 10h10min, as equipes de plantão do Corpo de Bombeiros recebeu um chamado para prestar socorro a uma vítima de 11 anos que havia sofrido uma queda de cavalo, em um estabelecimento localizado na Rua do Arquipélago Encantando, no bairro Braço, em Camboriú. Inicialmente a equipe do ASU 291 foi até o local e realizou os primeiros atendimentos, porém, devido à gravidade do caso, foi solicitado o apoio da aeronave Arcanjo-03.
Ao chegar ao local, os socorristas constataram que a vítima, uma menina, estava inconsciente e com uma grande perda de sangue, além de apresentar um traumatismo cranioencefálico (TCE) grave. Diante disso, foram realizados procedimentos avançados de atendimento à vida, como monitorização, intubação e aplicação de medicamentos adequados para o quadro.
Após o atendimento e estabilização da paciente, foi necessário encaminhá-la ao Hospital Pequeno Anjo, de Itajaí, para receber cuidados especializados.
Assim como uma situação de choque elétrico seguida de queda de nível nesta mesma manhã, em Blumenau, a ação conjunta entre o CBMSC, o BOA e o SAMU Aeromédico de SC, mostra-se pelas evidências, que é de fundamental importância para garantir um atendimento rápido e eficiente às vítimas. A utilização da aeronave possibilita agilidade no transporte e atendimento de pacientes em estado grave, garantindo assim maiores chances de recuperação.
É importante destacar que, em situações de emergência, como essas, a atuação coordenada das equipes responsáveis pelo resgate e atendimento médico é fundamental para salvar vidas.
Foto: Divulgação / Arcanjo-03