Aberto o agendamento de espetáculos para escolas na 25º edição do Fenatib
O Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti), realizador do Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau (Fenatib), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), já começou a receber os pedidos de agendamento de espetáculos para estudantes de escolas públicas e privadas de Blumenau e região. Neste ano o agendamento deve ser feito por e-mail e por escola. São 17 espetáculos diferentes, e um total de 37 apresentações para todas as idades. O 25º Fenatib é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Professores e dirigentes de escolas que queiram fazer o agendamento de turmas podem acessar o programa do 25º Fenatib na página do Inarti na internet: inarti.org.br. Cada espetáculo é descrito com uma sinopse e, o mais importante, com a sugestão de idade adequada para cada peça de teatro. Segundo a presidente do Inarti e coordenadora do Fenatib, Maria Teresinha Heimann, é essencial observar para qual idade o espetáculo foi montado: “o interesse da criança, adolescente ou jovem ao assistir ao espetáculo está diretamente relacionado à faixa etária para a qual foi desenvolvido o conteúdo. Se colocarmos crianças ainda muita pequenas para assimilar conteúdos densos, o interesse pode diminuir e a experiência com o teatro pode não atingir o objetivo. Da mesma forma um espetáculo trabalhado para alcançar crianças pode desinteressar alunos mais velhos.”
O agendamento deve ser feito em nome da escola, e não mais por turma, para privilegiar o maior número de instituições de ensino. O vice-presidente do Inarti, Elton Gomes, explica que, ao receber o pedido de agendamento por turma, fica difícil distribuir as vagas. “Muitas vezes recebemos vários pedidos de uma mesma escola e não conseguimos identificar. Por isso a solicitação é de que as escolas reúnam os professores e façam o agendamento para todas as turmas daquela escola no mesmo e-mail.” O endereço para fazer o agendamento é agendamento25fenatib@inarti.org.br. É necessário informar: nome da escola, nome do professor ou responsável, telefone, quantidade de alunos, quantidade de adultos acompanhando as turmas e quais os espetáculos escolhidos, com dia e hora.
O prazo para fazer o agendamento vai até o dia 1º de setembro. Para a comissão organizadora, o agendamento de escolas permite oferecer mais conforto e segurança ao público. Essa antecedência é essencial para que a experiência com o palco do teatro seja inesquecível e contribua para a formação de plateia para o futuro. Os espetáculos para o público infantojuvenil serão apresentados nos três turnos (manhã, tarde e noite) no Teatro Carlos Gomes, (Auditório Willy Sievert e Heinz Geyer) e no Auditório Carlos Jardim da Secretaria Municipal de Cultura.
Foto: Divulgação / Reprodução