Patrícia Lueders aparece como possível nome para o PL em 2024, em Blumenau
Patrícia Lueders, uma figura conhecida na área da Educação em Blumenau, está surgindo como uma possível candidata do Partido Liberal (PL) à prefeitura da cidade. Com uma carreira de mais de 23 anos na Educação, incluindo o comando da Secretaria Municipal de Educação, Lueders atualmente atua como secretária-adjunta de Educação de Santa Catarina. No entanto, Daniela Reinehr, ex-vice governadora e atual deputada federal, também está se movimentando nos bastidores e parece contar com mais apoio do atual comando da Prefeitura do que do próprio PL.
A situação política em Blumenau está incerta no momento, já que o atual prefeito, Mario Hildebrandt (Podemos), está em busca de um candidato forte para apoiar. Parece que Maria Regina, do PSDB, não está conseguindo decolar nas pesquisas internas dos partidos. No entanto, o problema para Hildebrandt é que ele recentemente alfinetou o governador Jorginho Mello, mas agora está tentando se mostrar como um aliado forte. Essa estratégia funcionou no passado com o ex-governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos), que estava em uma situação política delicada. No entanto, Jorgino não precisa desse apoio, já que venceu a eleição sem a ajuda do prefeito. É improvável que Jorginho esqueça o vídeo publicado pela prefeitura no mês passado, que mostrava obras paradas e Pix congelados, o que pode atrapalhar uma aliança entre os dois políticos.
Por sua vez, Daniela Reinehr afirmou ao Mesorregional, que está à disposição de seu partido e não negou o desejo à disputar as eleições em Blumenau, muito pelo contrário, demonstrou-se entusiasmada pela possibilidade. Ela afirmou ao repórter Jefferson Santos, que seu contato principal tem sido André Espezim, atual secretário de Comunicação do Município, sendo que na semana passada, ela participou de alguns eventos e entrevistas tanto ao lado de Espezim, quando de Hildebrandt. A questão é a evidência de uma certa ingenuidade da ex-vice governadora, que foi bastante afoita quando Moisés foi afastado do cargo e ela assumiu o governo, além de ter tanto nas eleições de 2018, quanto na de 2022, surfado na onda Bolsonaro. Sua falta de experiência no mundo político pode não captar a verdadeira intenção de alguns que poderão ficar sem cargos a partir de janeiro de 2025.
O nome de Patrícia Lueders já tinha surgido no cenário pré-eleitoral, conforme noticiado por Jefferson Santos, em primeira mão no programa Na Boca do Povo. da última sexta-feira (1º) na Rádio Itaberá 98,7 FM. Em que foi comentada a sondagem dela, pelo próprio prefeito. Hoje ela surge como possibilidade do PL, com apoio do deputado estadual Ivan Naatz (PL), que está focado na construção de um movimento favorável para sí, tanto na Assembleia Legislativa, quando na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para a vaga de desembargador, aberta pelo quinto constitucional, tendo em vista que o desembargador João Henrique Blasi, deve se aposentar até o final do ano.
Conquistando ou não a vaga do quinto constitucional, se Naatz – que foi reeleito como o deputado estadual mais bem votado em Blumenau – realmente vestir a camisa de quem disputará as eleições pelo PL em Blumenau, ele pode evidenciar muito a sua credibilidade e nome, não somente no mundo político, mas de uma maneira ampla. A disputa pela prefeitura de Blumenau promete ser acirrada e as negociações nos bastidores continuam. Patrícia Lueders e Daniela Reinhert são nomes fortes que podem estar no centro da disputa, mas muito ainda pode acontecer até as eleições.
Em resposta ao Mesorregional Lueders disse que se sente feliz pela referência mas que também estão feliz no cargo em que ocupa. “Estou muito feliz enquanto secretária-adjunta da Educação, onde quero ficar e terminar meu projeto junto ao secretário Aristides Cimadon.” afirmou.