DestaquesGeral

Chuvas em Santa Catarina dão trégua, mas final de semana é de alerta total

A situação das chuvas em Santa Catarina deu uma trégua nesta quinta-feira (05), trazendo um breve alívio para as regiões afetadas. No entanto, o final de semana se aproxima com um alerta total. De acordo com a previsão da Epagri/Ciram, nesta quinta-feira (05) haverá predomínio de nuvens em SC, com chuvas de menor intensidade em algumas áreas, como no Vale do Itajaí, Planalto Norte, Litoral Norte e regiões próximas à divisa com o Paraná.

A sexta-feira (06) traz consigo um cenário preocupante, com céu encoberto e previsão de chuvas generalizadas por todo o estado, acompanhadas por temporais localizados e até mesmo granizo, devido a um cavado (área de baixa pressão). Nas áreas mais ao norte do Estado, especialmente próximas ao Paraná, a chuva tende a diminuir no decorrer da tarde.

No entanto, a maior preocupação se volta para o sábado (07) e domingo (08), quando a chuva deve se intensificar, atingindo moderada a fortemente algumas regiões. A previsão aponta totais pluviométricos acima de 100mm, devido a áreas de baixa pressão e à passagem de uma nova frente fria. Há ainda o risco de temporais localizados. Com isso, o volume total de chuvas pode superar os 130mm até domingo (8), o que coloca o Vale do Itajaí e a região Norte de Santa Catarina sob considerável ameaça de enchentes.

Nível do rio Itajaí-Açú atingiu pico às 2h desta madrugada

A previsão da Defesa Civil de Blumenau era de que o nível do rio Itajaí-Açú poderia atingir 9,50 metros na última madrugada, estimativa que não se confirmou. Com a trégua na chuva, o pico foi de um pouco menos, 8,78 metros às 2h da madrugada desta quinta-feira. Neste momento, o rio se estabilizou e começou a baixar, embora já tenha atingido algumas vias com enchentes, principalmente nas regiões dos bairros Fortaleza e Itoupava Norte. Além disso, também foram registrados alagamentos em vias do bairro Testo Salto.

Maior ferramenta de prevenção de cheias não será usada pelo Estado

A Defesa Civil de Santa Catarina anunciou que não operará a barragem de José Boiteux, a maior de contenção de cheias do Estado e fundamental para controlar o nível do rio Itajaí-Açú no Médio Vale. A equipe técnica concluiu que não é seguro fechar as comportas, pois não há garantia de que poderiam ser reabertas, devido à ausência de mecanismos adequados.

A barragem está sem maquinário para operação regular desde 2014, quando a estrutura foi danificada durante protestos de indígenas. Embora se tenha discutido a possibilidade de fechar e abrir as comportas com o uso de um caminhão hidráulico, essa medida também foi descartada. Isso tem gerado especulações sobre as motivações do governo, levando algumas pessoas a questionarem se essa dificuldade não seria criada para gerar pauta de campanha para a reeleição.

Defesa Civil atualiza situação do clima em Blumenau

Diante do cenário atual as equipes da Defesa Civil e das demais secretarias municipais prosseguem de prontidão, atendendo e auxiliando as famílias atingidas. Na quarta-feira, dia 4 foi registrado na cidade um volume médio de 90mm de chuva.

No momento, o nível do rio segue em declínio e está com 8,25m (medição das 9h). E de acordo com a Defesa Civil, esta diminuição prossegue ao longo da quinta-feira.

A Defesa Civil atendeu até o momento o número de 83 ocorrências na cidade, sendo 54 por deslizamentos de terra, 18 análises de risco, 4 alagamentos, 4 quedas de árvores e 3 destelhamentos. No abrigo que segue ativo no bairro Itoupava Norte, 18 pessoas estão amparadas.

Foto: Tiberê Lanzarini / Leitor Mesorregional (arquivo)

error: Conteúdo Protegido !!