Chuva deixa desabrigados, alaga casas e interdita ruas em Presidente Getúlio
Com 133 milímetros de chuva, registrados no curto espaço de 8 horas, na quarta-feira, dia 04, Presidente Getúlio voltou a enfrentar problemas com inundações. O Grac (Grupo de Resposta e Ações Coordenadas) foi acionado, ficando à disposição para emergências, todas as secretarias municipais e Defesa Civil. Ainda na tarde de quarta-feira, o Município decretou Situação de Emergência.
A água atingiu ruas localizadas em partes mais baixas do município. Assim, comércios e residências ficaram alagados por algumas horas. Ao todo, 63 pessoas desabrigadas foram acolhidas no abrigo, montado pela Secretaria de Assistência Social, na EMEB Tancredo Neves, no bairro Pinheiro.
Por volta das 23h30, com as águas baixando, equipes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos iniciaram a limpeza das vias, a começar pelo bairro Rio Ferro, seguindo em direção ao Centro.
Nesta quinta-feira (05), conforme orientação da Defesa Civil, o abrigo é desativado e moradores retornam às suas residências para limpeza. Porém, a equipe fica de prontidão em caso de necessidade de reativação no fim de semana.
Na área da Educação, as aulas seguem suspensas tanto na rede Municipal quanto Estadual. A decisão deve-se por diversos motivos, entre eles à dificuldade em operacionalizar o transporte escolar, devido às vias obstruídas; à localização de diversas unidades escolares em áreas inundáveis; aos professores e demais profissionais que moram em áreas de risco; além dos alertas emitidos pela Defesa Civil estadual.
Máquinas também trabalham nas localidades do interior, em desobstrução de estradas e bueiros. O serviço de coleta de lixo permanece normal. Servidores realizam o levantamento de dados, a fim de alimentar sistemas em caso de piora nas condições climáticas, conforme apontam as previsões para os próximos dias.
Confira alguns números:
RUAS INUNDADAS:
RUA MAXIMILIANO POFFO – RIO FERRO
RUA HUGO LEBER – CENTRO
RUA CARLOS MAROLD – CENTRO
RUA BANDEIRANTES – CENTRO
RUA MARINGÁ – CENTRO
RUA LONDRINA – CENTRO
RUA JOÃO VENCESLAU PEREIRA – CENTRO
RUA 1º DE JUNHO – CENTRO
RUA JOHANNES FRIEDRICH LAEMLE – CENTRO
RUA GUSTAVO HENIG – CENTRO
RUA ENGENHEIRO WETTSTEIN – CENTRO
RUA EMILIO NUSS – CENTRO
RUA SIGFRIDO GAERTNER – CENTRO
RUA FRANCISCO STAINSACK – CENTRO
RUA NEREU RAMOS – CENTRO
TRAVESSA JOSÉ BINDER – CENTRO
RUA 7 DE SETEMBRO – CENTRO
RUA RICARDO WEGNER – CENTRO
RUA DR. GETÚLIO VARGAS – CENTRO (PARTE)
RUA CURT HERING – CENTRO (PARTE)
RUA MIRADOR – CENTRO (PARTE)
RUA 1º DE MAIO – NITERÓI
RUA GUILHERME TREITINGER – NITERÓI
ESTRADAS SEM PASSAGEM:
RIBEIRÃO DA ONÇA
CAMINHO LEÃO
MIRADOR
RIBEIRÃO URU
QUEDAS DE PONTES:
BAIRRO REVÓLVER – 3
RIBEIRÃO SABIÁ – 1
CENTRO (RUA 1º DE JUNHO) – 1